A formação de uma nuvem, que segundo meteorologistas seria um tornado de baixa intensidade, no rio


19/01/2011 23h56 - Atualizado em 20/01/2011

Ventania deixa casas destelhadas e ruas sem luz no Rio e na Baixada

Bangu, Campo Grande,Nova Iguaçu, Belford Roxo e Caxias foram afetados. 
Segundo meteorologistas, fenômeno seria um tornado de baixa intensidade.

Do G1 RJ
A formação de uma nuvem, que segundo meteorologistas seria umtornado de baixa intensidade, provocou uma ventania no início da noite desta quarta-feira (19) que deixou várias casas destelhadas e ruas sem luz na Zona Oeste do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.
A Defesa Civil de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, registrou alguns chamados de moradores que tiveram as casas destelhadas, além de ocorrência de quedas de galhos e árvores. Não houve feridos.
O Corpo de Bombeiros do Rio também afirmou ter recebido alguns chamados de moradores assustados com a ventania.
De acordo com a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica na região, trechos dos bairros de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Caxias, na Baixada Fluminense, estão sem luz nesta noite. Além disso, algumas ruas de Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste, também seguem sem energia desde a ventania no início da noite. Técnicos da companhia estão no local, mas não há previsão para o restabelecimento do serviço. 
Leitores registraram fenômeno
Cariocas e fluminenses se assustaram com a formação de uma nuvem vista no início da noite desta quarta em vários pontos do Rio de Janeiro. A formação foi vista por pessoas em Nova Iguaçu e Seropédica, na Baixada Fluminense, e em Bangu e Campo Grande, na Zona Oeste da capital. Leitores enviaram vídeos para o VC no RJ e fotos para o VC no G1.
Para a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno pode ser chamado de tornado, provocado pelo aquecimento e umidade do ar. Se estivesse sobre a água, seria uma  tromba d'água.
"São as mesmas células de nuvens que causam ventos fortes, granizos e tempestades. O tornado ou tromba d’água se rompe da nuvem, sai em forma de espiral e suga o que estiver na água (tromba d´água) e ou na terra (tornado)”, explicou a meteorologista, também depois de ver imagens da formação enviadas pelo G1.
Ainda de acordo com Marlene Leal, o tornado de baixa intensidade se dissipa. “É ótimo que não tenha tocado o solo ou a água”, completou.
Tornado de baixa intensidade no RioTornado de baixa intensidade no Rio (Foto: Janaina Suzano/VC no G1)

De acordo com o meteorologista Fernando de Almeida Tavares, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp, o fenômeno visto nos céus do Rio de Janeiro parecia um tornado. “Parece ser um tornado de fraca intensidade, talvez o início da formação de um tornado”, disse o especialista, após ver imagens da formação enviadas pelo G1.
A estudante de biologia Ana Flávia Boechat Bertolini estava dentro de um ônibus quando percebeu uma formação de nuvens diferente no céu de Nova Iguaçu. "A nuvem tinha um bico que foi aumentando e fez uma roda bem grande. Parecia um tornado, um vento muito forte, e o bico foi crescendo, tipo um cone, quase chegou ao chão", contou a estudante.
"Os passageiros ficaram muito assustados e o motorista chegou a reduzir bem a velocidade", disse Ana Flávia, acrescentando que a formação durou alguns minutos e após a passagem da nuvem começou a chover forte no local. "Caiu uma chuva muito forte, mas o céu continuava claro".