Queda de torre de energia em Betim deixa dois mortos e feridos

Um teste de estrutura em uma torre metálica de transmissão no início da tarde desta sexta-feira (7) terminou com a morte de dois homens, de 31 e 44 anos, e quatro feridos em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte.
FOTO: RODRIGO CLEMENTE/OTEMPO

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a torre desabou na rua Moacir Gonçalves Costa,  no bairro Jardim Piemonte, e as vítimas foram socorridas pelo Samu.
Conforme as primeiras informações do diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, José Gonçalves Rodrigues, de 52 anos, a torre tinha 65 metros e, possivelmente, caiu por não ter aguentado o peso da sua estrutura. Segundo José Gonçalves, no momento do acidente, a torre estava sinalizada para teste. De acordo com Ramon Leroy, capitão do Corpo de Bombeiros, a torre sofreu um colapso na altura de 50 metros e os homens feridos estavam suspensos no momento da queda. Já os outros dois homens, morreram na hora por estarem embaixo da torre. Segundo Ramon Leroy,  todos os montadores estavam usando equipamentos de segurança.
Ainda segundo o capitão, a empresa responsável pela fabricação e montagem da torre tem 40 anos de mercado e esta é a primeira vez que um acidente deste tipo acontece.
Um dos feridos, que já foi identificado, tem 24 anos e, segundo seu irmão, sofreu apenas ferimentos leves e já foi liberado pelos médicos que o atenderam.
Segundo a assessoria de comunicação da empresa responsável pela fabricação da torre, ainda não foi confirmado o número de mortos e feridos, além de não terem uma posição técnica do que poderia ter ocasionado o acidente. No entanto, a empresa afirma que a situação será analisada detalhadamente pelos seus técnicos.
A Perícia Técnica de Engenharia Legal do Instituto de Criminalista da Polícia Civil  está no local para averiguar a motivação do acidente.