Rio de Janeiro Tragédia na região serrana do Rio pode ser um dos dez deslizamentos mais mortais no mundo em 111 anos

14/01/2011

A tragédia ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro entre a noite de terça-feira (11) e a madrugada de quarta (12) pode entrar para uma lista dramática: a dos dez deslizamentos mais mortais de todo o planeta em 111 anos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o desastre já é o segundo maior no mundo em um ano e o quarto maior da década. Em âmbito nacional, o deslizamento na região serrana do Rio é o segundo desastre natural com o maior número de vítimas. Em 1967, 785 pessoas morreram em uma enchente no país.
FOTO: WILTON JUNIOR/AGÊNCIA ESTADO
Vista do Cemitério Municipal Carlinda Berlim, em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, onde a prefeitura mandou abrir novas covas para as vítimas da chuva na cidade

Os dados integram o banco de dados do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, entidade com sede na Bélgica e que serve de base para os números oficiais usados pela ONU para avaliar respostas a desastres naturais pelo mundo. Desde 1900 são coletados dados pela entidade.
Desde quando a entidade começou a registrar desastres naturais relacionados a fenômenos climáticos, foram registrados dez deslizamentos com centenas de mortos. No último lugar da lista em número de vítimas está um desastre ocorrido em março de 1934 na China, quando 500 pessoas morreram soterradas.
Em 1971 cerca de 600 pessoas engolidas pela lama no Peru. Ainda na América Latina e ocupando o oitavo lugar da lista está um deslizamento ocorrido na Colômbia em 1987 quando mais de 640 pessoas morreram. Em 2002 o Nepal registrou outra tragédia com centenas de mortos e em 2006 nas Filipinas também ocorreu um deslizamento com inúmeros mortos. Em 2010, na China, 1,7 mil pessoas morreram em meio à lama.
Mas, segundo a ONU, o maior deslizamento de terra registrado em todo o mundo ocorreu em 1949 na então União Soviética, quando cerca de 12 mil pessoas foram mortas.
Tragédia anunciada
O Brasil já havia aparecido com destaque em lista de desastres naturais. Em 2008, o país figurou como o 13º mais afetado por desastres naturais e fenômenos climáticos, quando pelo menos 2 milhões de pessoas foram atingidas. Naquele ano, só no Estado de Santa Catarina 1,5 milhão de pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas em decorrência da chuva.
Já em 2009 o Brasil subiu na escala e figurou como 6º país a enfrentar o maior número de desastres naturais. O alerta na época havia sido do Departamento para a Redução de Desastres da ONU. Segundo os dados da entidade, dez desastres naturais atingiram o país naquele ano, a maioria relacionada a temporais, deslizamentos e enchentes.
Para os especialistas do Centro para a Pesquisa da Epidemiologia de Desastres, entidade tida como uma das mais importantes do mundo, esse problema dos deslizamentos já vem sendo registrado no Brasil há anos e a falta de vontade política e investimentos é a principal responsável pelas mortes.