Copasa investe R$ 2 milhões em obras de interceptores que ligam córregos ao Rio Caratinga

O objetivo é ampliar, mudar a realidade do sistema de esgotamento sanitário para a futura construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto com a finalidade de não mais poluir os canais d'água do município

Em outubro do ano passado a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa, deu início às obras que irão ampliar e mudar a realidade do sistema de esgotamento sanitário do município. 5.540m de interceptores com diâmetros de 150 a 250 milímetros estão sendo implantados em pontos específicos da cidade.
R$425 mil já foram investidos em 5 travessias (Bairro das Graças, Seminário, Zacarias, em frente a Fiat e Bairro Esplanada) que estão sendo executadas.
Já foram concluídas as obras em frente a Ceasa, no Bairro Santa Zita e próximo ao Posto São Rafael.

As obras estão sendo realizadas através do método não destrutivo. Ou seja, sem causar transtornos e atrapalhar o fluxo dos veículos que trafegam pela BR 116, nas margens da direita do Rio Caratinga.

Com a finalidade de interceptar o lançamento de esgoto de vários bairros para o Rio Caratinga, a intenção é de que com o término desta primeira etapa, previsto para setembro deste ano, toda a cidade seja atendida com obras semelhantes. Futuramente, em 2013, uma Estação de Tratamento de Esgoto também será construída em uma área próxima a Nutrícia onde a finalidade é não mais poluir os canais d'água do município.

Cerca de 40 funcionários da companhia estão envolvidos nos trabalhos. Além da contratação da empresa Ambiente, Engenharia e Projetos Ltda.

Na tarde desta segunda-feira (21/02), o Bairro Esplanada recebeu funcionários da Copasa que realizavam as obras, dentre elas as artes, como muros de gabião que servem para proteger os interceptores das cheias e dar maiores condições para a continuidade dos trabalhos.

De acordo com o Gerente Regional da Copasa, Albino Júnior Batista Campos, a medida que trará muitos benefícios aos caratinguenses já existe em outros lugares como Ipatinga, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte.
Albino falou ainda sobre uma questão polêmica que é a cobrança da tarifa de 40%, incidindo sobre o valor cobrado pelo uso da água tratada.
Segundo ele a cobrança é lícita e com a conclusão destas obras, a tarifa passará para 60%.

O Engenheiro Fiscal de Obras, Marcelo Marques, informou ainda que 35% da população caratinguense não paga a tarifa de esgoto pois ele é lançado diretamente nos canais d'água. Realidade que, de acordo com Marcelo, irá mudar após a conclusão das obras.