Piratas somalis sequestram veleiro com 4 americanos



Piratas somalis sequestraram um veleiro com quatro cidadãos americanos a bordo na sexta-feira, e autoridades dos Estados Unidos disseram hoje que estavam analisando as possíveis opções de resgate.
Segundo os piratas, o iate chegará à Somália amanhã, o que reduzirá bastante as chances de um resgate rápido.
O veleiro sequestrado, chamado Quest, é o lar de Jean e Scott Adam, um casal da Califórnia que está velejando ao redor do mundo desde 2004. Acredita-se que outros dois americanos estejam a bordo.
É improvável que os piratas machuquem os reféns, já que isso acabaria com suas chances de receberem algum dinheiro pelo resgate, disse Graeme Gibbon-Brooks, da Dryad Maritime Intelligence. Segundo ele, os piratas deveriam abandonar o veleiro, já que este sequestro em particular ameaça seu modelo de negócios, baseado em resgates pagos por grandes operadoras de navios e seguradoras.
O Quest foi sequestrado dois dias depois que um pirata somali foi condenado por um tribunal de Nova York a 33 anos de prisão, pelo sequestro do navio Maersk Alabama, em 2009. Atualmente, piratas mantêm 30 navios sequestrados e 660 reféns. As informações são da Associated Press.