Talebã promete mais atentados em massa após ataque no Paquistão


Grupo extremista assumiu autoria de atentado que matou 80 para vingar Bin Laden


HACHAM AHMED/AFP
ATAQUE
Homens carregam uma das vítimas do atentado terrorista para um hospital em Peshawar, no Paquistão


O movimento extremista do talebã paquistanês (TTP, na sigla em urdu) reivindicou o duplo atentado suicida contra uma academia de forças de segurança no norte do Paquistão, cujas mortes já chegam a 80 pessoas.

O porta-voz do TTP identificado como Ehsanullah Ehsan ameaçou dar sequência aos "ataques contra as forças de segurança" e diz que esta é uma retaliação pela morte de Osama bin Laden. "É uma vingança pela morte de Osama bin Laden".

Segundo Ehsan, ocorrerão "mais ataques em massa no Paquistão e no Afeganistão" para vingar o fundador e ex-líder da rede Al Qaeda, morto no dia 1º de maio por forças americanas em seu esconderijo em Abbottabad.

O atentado suicida foi na cidade de Charsada, a duas horas de carro da capital Islamad. Há pelo menos 105 feridos, sendo que 25 estão em estado grave, segundo a agência de notícias EFE. Já o número exato de mortos varia na imprensa internacional, mas acredita-se que pelo menos 80 foram confirmados mortos.

Ao menos duas explosões ocorreram quando recrutas da academia de forças de segurança, no norte do Paquistão, voltavam de ônibus a suas casas após vários dias de treino, disse à AFP Nisar Khan Marwat.

"A primeira explosão foi um ataque suicida. A natureza da segunda explosão é investigada".

Região de atentado é feudo de extremistas

O porta-voz talebã advertiu à população que não envie "crianças às forças de segurança", em mensagem lida pela TV paquistanesa Dunya, segundo disseram à EFE fontes do escritório dessa emissora na cidade de Peshawar.

Charsadda, palco frequente de atentados, está situada na porta das zonas tribais do noroeste do Paquistão, que fazem fronteira com o Afeganistão. A região é um conhecido feudo dos talebãs paquistaneses e santuário para a Al Qaeda, são aliados na jihad (guerra santa islâmica).

Os talebãs paquistaneses, que prometeram lealdade à Al Qaeda em 2007, são os principais responsáveis pela onda de ataques, a maior parte suicidas, que nos últimos três anos já deixou 4.300 mortos em todo o Paquistão.

Ministro britânico qualifica ataque de "covarde"

O ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, foi uma das primeiras lideranças internacionais a condenar nesta sexta-feira o duplo ataque suicida perpetrado no Paquistão, qualificando-o de "covarde" e "indiscriminado".

"Estes ataques foram covardes e indiscriminados, ao matar muitos inocentes e ter como alvo os que trabalham para proteger o Paquistão. Isto demonstra mais uma vez que estes grupos radicais não levam em conta o valor da vida".

O chefe da diplomacia britânica disse que o Reino Unido apoia o Paquistão na luta contra esta violência e que seu país seguirá "trabalhando com o Paquistão para enfrentar esta ameaça compartilhada".


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..