Médicos realizam a primeira cirurgia de redução de estômago em Caratinga

última modificação 02/12/2011 Fonte: Super Canal
Após aproximadamente duas horas e meia de cirurgia bariátrica que utilizou a técnica Capella, paciente de 39 anos passa bem e em breve iniciaria dieta restrita
Médicos realizam a primeira cirurgia de redução de estômago em Caratinga
Zenilda que já pesou 52kg em preparação para a cirurgia afim de diminuir o peso atual: 104kg

Considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um dos dez principais problemas de saúde pública do mundo, a obesidade vem crescendo em ritmo alarmante no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população adulta brasileira está acima do peso.
Na luta contra a balança, algumas medidas errôneas são adotadas, como uso de medicamentos para o emagrecimento sem prescrição médica, dietas radicais sem orientação, dentre outras medidas que podem prejudicar a saúde.
Um dos tratamentos mais indicados para a obesidade é a cirurgia de redução de estômago. A paciente que passou pela primeira cirurgia bariátrica em Caratinga foi Zenilda Marcelina da Silva, de 39 anos, que pesa atualmente 104 kg. Horas antes da cirurgia, nossa equipe de jornalismo conversou com a paciente. Ela contou que há cerca de cinco anos começou a engordar. No início fez uso de medicamentos escondidos da família, procurava inclusive esses remédios em outras cidades para que a família não soubesse, porém assim que parou com o uso dos remédios sentiu na balança o peso do ato não pensado.
A obesidade atrapalha tanto a vida de Zenilda que ela teve de deixar o emprego, pois não tinhas mais condições físicas para exercer a profissão de cozinhar doces e bolos...As dores no corpo foram ficando constantes. Os efeitos psicológicos da obesidade eram evidente, Zenilda já não se olhava mais no espelho e sair de casa virou motivo de frustração.
Quando perguntada o que representa a cirurgia para a sua vida, sem exitar Zenilda respondeu: “um sonho”.

CIRURGIA
Por volta das 13h desta sexta-feira (02/12), a paciente deu entrada no bloco cirúrgico da Casa de Saúde União. O cirurgião responsável pela operação, Madson Andrade, destacou que há cerca de um ano e meio a equipe se qualificou e se especializou para o procedimento. A unidade de saúde também passou por adaptações para a realização da cirurgia, inclusiva, com mudanças na estrutura da UTI e bloco cirúrgico.
A cirurgia bariátrica oferece algumas técnicas específicas. A escolha pela equipe médica foi a técnica Capella, que segundo o médico Madson Andrade é a técnica mais utilizada no mundo, em cerca de 85% dos casos. “Foi feito o desvio do alimento que chega no estômago da paciente, reduzindo o tamanho do estômago e desta forma o alimento chega mais ao final do intestino. A paciente tem menos fome e terá redução de peso significativo”, destacou o especialista.  
 Após cerca de duas horas e quarenta minutos de cirurgia, Zenilda deixou o bloco cirúrgico e passa bem. Os próximos meses da paciente serã de uma dieta alimentar orientada e específica. “No primeiro mês de adaptação, durante alguns dias dieta restrita, a paciente somente poderá ingerir líquidos, na sequência passaremos por alimentos mais pastosos e dentro de um mês ela deverá ingerir alimentos de um tamanho similar a carne moída. O resultado da redução de peso começará a ser evidenciar”, concluiu.


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..