Tentativa de homicídio contra prefeito de Caputira pode ter motivação política


Por Graziele Flores
Fonte: Diário de Caratinga/Radio cidade 89,1

A defesa do atual prefeito de Caputira não descarta que a tentativa de homicídio sofrida pelo político esta semana tenha sido motivada pela disputa eleitoral. O prefeito tenta a reeleição naquele município e, por pouco, não foi alvejado por pistoleiros na quarta-feira (26). 
Ouça o áudio


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Lavrador morre após ter carroça atingida por motocicleta na estrada de Bom Jesus


Por Graziele Flores
Fonte: Polícia Militar/Rádio Cidade 89,1

Um homem acabou morrendo na estrada de Bom Jesus do Galho, nesta quinta-feira (27). O lavrador João Soares dos Santos, de 43 anos, teve sua carroça atingida por uma motocicleta e foi encaminhado para o hospital de Bom Jesus, gravemente ferido. A vítima chegou a ser transferida para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Caratinga, mas não resistiu.
Segundo a polícia militar, a motocicleta foi retirada do local do acidente antes mesmo da chegada da PM. O veículo era conduzido por Dimas de Aquino Silva, de 56 anos.
Vítima e condutor são do Córrego Barra Grande, Zona Rural de Bom Jesus do Galho. 


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Polícia Civil realiza operação contra o jogo de azar em Caratinga


última modificação 28/09/2012 Fonte:www.tvsupercanal.com.br
13 locais foram alvos dos policiais civis e seis pessoas são conduzidas à delegacia. A ação policial terminou com mais de R$ 3 mil em dinheiro e várias folhas de cheque
Polícia Civil realiza operação contra o jogo de azar em Caratinga
Dois veículos também foram apreendidos pela Civil

A operação de combate ao jogo de azar realizada durante esta quinta-feira (27/09) pela Polícia Civil terminou com a apreensão de R$ 3052,00 em dinheiro, várias folhas de cheque, notas promissórias, blocos de anotações, pulas de jogo do bicho, cartas de baralho, além de diversos Certificados de Licenciamento e Registro de Veículos – CRLVs.
13 locais foram alvos dos policiais civis. Dentre eles: o centro de Caratinga e os bairros Santa Cruz Esperança, Esplanada e Santo Antônio. A operação foi desencadeada após alguns meses de investigação.
“Nós temos uma orientação na nossa chefia de polícia da qual, em nível estadual, no combate aos jogos de azar - e nós conseguimos com levantamentos de aproximadamente dois meses atrás, alguns alvos. Desencadeamos essa operação e nós conseguimos conduzir seis indivíduos envolvidos nos jogos de azar, conseguimos apreender vários objetos, dinheiro, tudo ligado aos jogos de azar. Por isso, eu considero assim bem sucedida, desses treze alvos, seis conduzidos e essa diversidade de objetos apreendidos”, disse delegado Armando Avolio.
A ação policial resultou ainda na apreensão de dois veículos: uma Hilux placa HEM -0808 e uma motocicleta MQR - 8383. A operação desencadeada pela Civil também contou com o apoio de policiais militares da 22ª Companhia de Polícia Militar Independente.
Em relação aos seis suspeitos que foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, o delegado Armando, que comandou a operação, destacou como eles vão responder ao crime: “No caso dos jogos de azar, eles respondem a um Termo Circunstanciando de Ocorrência – TCO, em que eles assinam um termo de compromisso aqui na delegacia para comparecerem ao Juizado Especial e darem prosseguimento a esse processo”.
Os jogos de azar além de poder afetar a economia de uma cidade, eles também podem financiar outros tipos de crime. Na oportunidade, a Civil ressaltou a importância do combate ao jogo de azar.
“É de grande valia, tendo em vista que os jogos de azar, como o jogo do bicho, esse dinheiro arrecadado, ele além de ter uma lavagem de dinheiro, não pagar imposto – eles podem financiar outros ilícitos penais. Como o tráfico de drogas ou até bancar outro tipo de ilícito como furto, roubo. Por isso, eu acho que é de fundamental importância, nós “serrarmos na raiz”, - onde nós temos essa condição de, no jogo do bicho, - esse dinheiro entra sem qualquer fiscalização”, informou o delegado.  




..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Três andarilhos matam travesti em Realeza


Três andarilhos foram presos pela Polícia Militar no início da tarde desta quarta-feira (26). Eles são suspeitos de matar um travesti, Miguel Angelo Basil, 36. O crime aconteceu atrás do Posto Barrigão, em Realeza, distrito de Manhuaçu, próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
 
Segundo informações, os três andarilhos queriam fazer um programa com o travesti. Eles iniciaram discussão, até que um atingiu uma pedrada na cabeça da vítima. Não satisfeitos, os suspeitos ainda teriam levado o rapaz até as margens do rio, onde o afogaram até a morte. Depois de matarem o travesti, os acusados deixaram o corpo dentro d’água.
Testemunhas presenciaram os fatos e ligaram para a Policia Militar. Rapidamente uma equipe compareceu ao local e iniciaram diligência com o objetivo de capturar os responsáveis. Dois foram presos imediatamente após o fato. Um outro teria tentado se esconder dentro de um banheiro, mas foi achado e também detido.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas ao chegar no local a vítima já estava sem vida. A ocorrência transcorreu com ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Realeza.
As causas reais do crime não foram informadas. Os três andarilhos foram presos e encaminhados à Delegacia de Manhuaçu.
Fotos Ronildo Miranda - portalcaparao@gmail.com


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Veículo capota na MG-329 próximo à ‘’Curva do Engenheiro’’, estrada de acesso à Bom Jesus do Galho.


última modificação 27/09/2012 Fonte: www.tvsupercanal.com.br
As vítimas foram encaminhadas ao Pronto Atendimento Municipal
Veículo capota na MG-329

Na tarde desta quarta-feira, (26-09), esse saveiro placa de Caratinga que era conduzido por José Ribeiro do Prado de 77 anos, capotou na MG-329 próximo à ‘’Curva do Engenheiro’’, estrada de acesso à Bom Jesus do Galho. No carro também estava outra passageira. O nome dela é Maria Helena Miranda de 65 anos. Segundo informações de populares o veículo seguia de Caratinga para Sapucaia. 
O local onde o Corpo de Bombeiros de Caratinga registrou a ocorrência é palco de um alto índice de acidentes de trânsito. Conforme os bombeiros, José Ribeiro, condutor do veículo, aparentemente sofreu ferimentos graves.
Depois de receberem os primeiros atendimentos dos bombeiros, o condutor e a passageira O condutor e a passageira foram encaminhados ao Pronto Atendimento Municipal de Caratinga (PAM). 



..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

PM fica chocado ao ver jovem comendo partes da mãe no RJ


"Quando os policiais chegaram, ele estava mastigando o dedo dela", diz delegado sobre menor que mutilou a mãe


Caso surpreendeu até mesmo os PMs que socorreram a mulher com vários ferimentos

A cena de um adolescente de 16 anoscomendo pedaços do corpo da própria mãe, em Nova Iguaçu, espantou até mesmo os policiais, acostumados a lidar com casos bizarros no cotidiano violento da Baixada Fluminense. O delegado Luiz Jorge Rodrigues, da Delegacia da Posse (58ª DP), classificou a situação como deplorável.
— Na verdade, os PMs foram atrás da informação de que um filho bateu na mãe. Quando eles entraram no quarto, viram o filho pelado, a mãe pelada, ele grudado nela e comendo, mastigando o dedo da mãe, literalmente.
O delegado disse que os policiais do Batalhão de Mesquita (20º BPM) se surpreenderam ao presenciarem aquele cenário dentro de um quarto abandonado. Mesmo assim, os militares uniram forças para tentar salvar a mulher, que ficou muito ferida, e ao mesmo tempo conter o adolescente sem machucá-lo.
— Eles tentaram soltar o filho e viram que realmente o olho da mãe estava pendurado, o outro olho furado, a testa com retalho, a perna e o seio dilacerado, ou seja, muito machucada.
De acordo com o delegado, o rapaz foi apreendido e encaminhado para uma instituição para recuperação de menores. Caso seja comprovado que ele tem problemas mentais, como foi dito pela mãe aos PMs, ele deve ser internado pelo Estado em uma clínica psiquiátrica, onde pode permanecer até completar 21 anos.
O caso foi encaminhado para a delegacia da área, de Comendador Soares (56ª DP), já que a 58ª DP era apenas central de flagrantes.
Mãe é internada em estado grave

Segundo testemunhas, o jovem fugiu de casa por volta das 20h. A mãe foi atrás dele e o localizou em um quarto abandonado, onde ocorreram as agressões. Vizinhos ouviram os gritos e chamaram a polícia.
Cristiane dos Santos Simplício, de 30 anos, foi levada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, onde permanece internada em estado grave.
Dependência química
Psiquiatras que analisaram o caso disseram que esse tipo de ataque é raro entre portadores de doença mental. Para especialistas, também é possível que o rapaz seja dependente químico. O psiquiatra Miguel Chalub diz que as mães costumam ser os alvos mais comuns.
— Quando um doente mental comete uma violência, ele não sai pela rua agredindo as pessoas. Não é assim que acontece. Ele vai agredir aquelas pessoas que têm contato com ele, pois são as pessoas que reprimem, que controlam, são as pessoas que exigem e não compreendem as coisas. Eles acabam agredindo como se fosse um ato de libertação, para se livrar um pouco da opressão, do controle que estão sendo vítimas. E a mãe, quase sempre, é a que mais faz esse papel.

Cristiane foi internada no HGV com ferimentos em várias partes do corpo (Reprodução TV Record)

Assista ao vídeo:
 




..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Mulher corta barriga de grávida e rouba bebê


Mulher que cortou barriga de grávida ficou com medo de perder o marido

Mãe passou por cirurgia e bebê está sendo alimentado com leite doado

A mulher, que cortou a barriga de uma grávida para roubar a criança, estava com medo de perder o marido. Segundo o delegado Adriano Félix, a suspeita vai ser indiciada por tentativa de homicídio.
—A partir do momento que o médico informou que ela não estava grávida e sim com um mioma, ela ficou apavorada e queria um filho, tendo em vista que estava com medo do marido largá-la por não estar grávida.


Ela está em uma cela especial isolada das outras presas. A recém-nascida está em observação em uma maternidade na zona leste de Manaus, no Amazonas. Ela é alimentada com leite materno doado. Ela passa bem e já foi batizada. A menina vai se chamar Ana Vitória.

A criança estava para nascer, quando a mãe, Odete Barreto, de 22 anos, foi raptada por Daiana dos Santos,de 21 anos. A vítima foi atingida com uma tábua na cabeça e desmaiou. Com uma lâmina de barbear, Daiana abriu a barriga da gestante e retirou a criança. O cirurgião Décius Cunha informou que a vítima se recupera de uma cirurgia.
—Ela perdeu muito sangue. Ela precisa de cuidados ainda. 
O caso

Um cinegrafista amador registrou o desespero dos moradores do bairro logo depois do nascimento da criança. A vizinha, que todos achavam que estava grávida, recusava-se a entregar o bebê que dizia ser dela. 
No entanto, a verdadeira mãe da criança foi encontrada dentro da casa. Odete estava ferida, embaixo de uma caixa e foi levada em estado grave para o hospital.

Segundo a polícia, a suspeita tentou roubar a criança logo após descobrir que não estava grávida, como imaginava. Para atrair a gestante até a casa, a mulher, que fez o parto à força, prometeu dar roupas ao bebê.

Assista ao vídeo:




..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Duas carretas batem de frente no km 596 da BR-116


Duas carretas bateram de frente no km 596 da BR-116, entre Realeza e São João do Manhuaçu, na manhã desta quarta-feira, dia 26.
Segundo as primeiras informações, chovia na hora do acidente. Uma carreta bi-trem da Fertilizantes Heringer seguia sentido Realeza para São João, quando o motorista de uma outra carreta, placa de São Paulo, perdeu o controle da direção e invadiu a contramão.



Fonte: portalcaparao.com.br


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Homem é morto a golpes de machado em Lajinha


Jeferson Nascimento, 28 anos, foi morto num comércio na rua Herculano Ker, na região do bairro Santa Terezinha, em Lajinha, por volta do meio-dia desta terça, 25.
Segundo a Polícia Militar, o rapaz estava no comércio quando se aproximou Leonardo Michel Costa Brasil (conhecido por Leo Brasil), de posse de um pequeno machado deu vários golpes contra ele.
O rapaz caiu e, mesmo assim, o agressor continuou a sua ação contando com a participação de seu irmão Josemar Costa Brasil. O rapaz ajudou a praticar o homicídio.
Os dois irmãos fugiram em uma motocicleta marca Honda/CG 125 Fan. Jeferson ainda foi socorrido para o pronto atendimento, mas não resistiu e morreu.
A Polícia Militar fez rastreamento, inclusive com apoio da Polícia Militar do Espírito Santo, já que houve a informação de que teriam fugido para a região de Ibatiba. A motivação do crime não foi revelada.
Fonte:portalcaparao.com.br


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Vítima de tentativa de homicídio no Bairro das Graças tem envolvimento com o tráfico de drogas


Fonte: rádio 89,1

A polícia ainda investiga a tentativa de homicídio registrada na segunda-feira (24), no bairro das Graças, em Caratinga. A comercialização de entorpecentes, cada vez mais comum na cidade, teria motivado o crime. O autor segue foragido. Ouça o áudio!


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Em Inhapim: Seis são presos e mais de 600 pedras de crack apreendidas


Por Graziele Flores
Fonte: Polícia Militar/Radio cidade 89,1

Seis são presos e dois menores apreendidos em operação deflagrada nesta quarta-feira (26), em Inhapim. Segundo Jeferson Luiz, tenente do 5º Batalhão da PM daquele município, mais de 600 pedras de Crack foram apreendidas, além de munições, dinheiro e Maconha.

Ouça o áudio:



..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Casal abriga morador de rua em casa e o flagra abusando do filho de 4 anos


Segundo a Polícia Militar, suspeito obrigou o menino a praticar sexo oral. 
Ele foi preso no Residencial Fortaleza, em Goiânia, na quarta-feira (25).



Um homem de 46 anos foi preso na noite de quarta-feira (25), no Residencial Fortaleza, emGoiânia, após ser flagrado abusando sexualmente de um menino de 4 anos, de acordo com a Polícia Civil. Ele era morador de rua e estava morando de favor na casa dos pais da criança violentada.
Segundo a polícia, os pais do menino contaram que tinham saído para resolver alguns problemas na rua e deixaram o filho em casa com o suspeito. Ao chegarem à residência, eles flagraram o homem obrigando a criança a fazer sexo oral nele. Imediatamente, eles acionaram a polícia e o suspeito acabou preso em flagrante.
Ainda na terça-feira, o homem prestou depoimento no 5º Distrito Policial e, logo em seguida, foi autuado por estupro de vulnerável e encaminhado para a Delegacia de Investigação de Homicídios (DIH), onde irá aguardar decisão da Justiça. De acordo com a Polícia Civil, o caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Automóvel cai em ribanceira de aproximadamente 15 metros de altura em um trecho da BR-474


última modificação 25/09/2012 Fonte:www.tvsupercanal.com.br
No veículo estavam cinco universitários. Nenhum deles teve ferimentos graves
Automóvel cai em ribanceira de aproximadamente 15 metros de altura em um trecho da BR-474

Este automóvel Gol seguia sentido a Piedade de Caratinga quando a condutora Lidiane dos Reis Carvalho, de 25 anos, teria perdido o controle da direção e caído em uma ribanceira deste trecho da BR-474. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que registrou a ocorrência, no veículo estavam mais quatro ocupantes: Letícia Gangussu Teles, de  19 anos; Pedro Sergio Santos de Carvalho também de 19; Marcela Barbosa Soares, de 23; e Cheyenne Condé de Souza, de 25. Nenhum dos ocupantes teve ferimentos graves. 
Os cinco jovens que estavam no carro são estudantes de medicina.  Eles estavam indo fazer estágio na cidade de Piedade de Caratinga. De acordo com Luiz Tarcízio, Policial Rodoviário Federal, as más condições do trecho teria sido um fator que influenciou no acontecimento e deixa orientações aos condutores.
Apenas um dos universitários foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal de Caratinga pelo Corpo de Bombeiros.  Por sorte, o acidente não teve maior gravidade, já que abaixo de onde o veículo parou há uma ribanceira ainda mais alta.   


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Animal na pista provoca grave acidente em Manhumirim


O administrador Luciano Corrêa Pechara, 38 anos, funcionário de uma cooperativa de crédito, sofreu um grave acidente na noite desta segunda, 24, quando retornava do serviço pela MG-108 para Martins Soares.
O acidente foi no km 265, no trecho de Manhumirim, por volta de 19 horas. Luciano dirigia um Renault Logan quando atropelou um burro (equino) no meio da pista.
O motorista ficou preso nas ferragens e com o cavalo em cima do carro. O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu teve que retirar o animal e cortar a lataria para socorrer Luciano.
Ele sofreu traumatismo craniano com trauma de face e foi transferido do Hospital de Manhumirim para a CTI de Carangola, devido a gravidade dos ferimentos.
Carlos Henrique Cruz - portalcapa


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Candidato à prefeitura de Caratinga, Marco Antônio Junqueira, avalia debate desta segunda


O petebista Marco Antônio Junqueira foi um dos três candidatos à prefeitura de Caratinga a participar do debate promovido pelo Comitê em Defesa da Cidadania, nesta segunda-feira (24). O debate foi realizado no Vind’s Hotel e para Marco Antônio, “poderia ter sido mais proveitoso se todos os candidatos tivessem participado”. Ouça:
Na próxima edição: O posicionamento do candidato petista Juarez Gomes de Sá sobre o debate que segue repercutindo entre as principais lideranças políticas da cidade, nesta terça-feira (25).


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Designers criam protótipo de armário que lava suas louças



Quem nunca sonhou em colocar a louça suja dentro do armário e que, com um passe de mágica, ela estivesse limpa e pronta para ser usada novamente? Agora, o sonho de muitos pode estar mais perto de se tornar realidade.
A DualWash é um protótipo criado para o Electrolux Design Lab pelos designers Gökçe Altun, Nagihan Tuna, Pınar Şimşek e Halit Sancar. Com dois compartimentos diferentes, o aparelho possui um espaço para armazenar a pratos e copos limpos e outro onde pode ser depositada a louça suja. Com um simples toque na interface da peça, a porta desliza automaticamente, trava e começa o processo de lavagem.
Em vez de executar a limpeza utilizando apenas água, a DualWash está programada para utilizar um produto à base de dióxido de carbono, que se espalha em todas as superfícies e é mais eficaz para lavar pratos e copos com restos de comida. As partículas sólidas eliminadas ficam armazenadas em um filtro que pode ser retirado e limpo sempre que necessário.
Depois que o ciclo de lavagem for finalizado, a porta destrava e pode ser deslizada manualmente. Então, basta passar as louças limpas para o compartimento ao lado e seu armário está abastecido novamente.
Yanko Design informa que projeto da lavadora DualWash foi desenvolvido em parceria com a Bosch e a Siemens, porém, não existem maiores informações sobre a produção e comercialização do aparelho.


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Justiça condena mandante e autor de chacina em Governador Valadares

Quatro jovens foram mortos em fevereiro de 2011 em uma disputa por pontos de venda de drogas

24/09/2012

O Tribunal do Júri da Comarca de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, condenou Cristiano Procópio e Márcio de Souza Bezerra, mandante e autor, respectivamente, de uma chacina que terminou com a morte de quatro jovens em fevereiro de 2011 na cidade.
Procópio foi condenado a 61 anos e seis meses de prisão por homicídio duplamente qualificado das quatro vítimas, corrupção de menores e formação de quadrilha. Já Bezerra foi condenado a 31 anos e seis meses por homicídio duplamente qualificado de duas vítimas e também por corrupção de menores e formação de quadrilha.
O crime ocorreu no bairro Vera Cruz, em um local conhecido como Morro da Orelha. A polícia afirma que a disputa pelo comando do tráfico de drogas foi o principal motivo das mortes em série.
Conforme a denúncia do Ministério Público, em 15 de fevereiro, antes dos homicídios serem cometidos, por volta das 22h30, os acusados se reuniram com mais dois homens e cinco menores na casa de Procópio e, sob o comando dele, planejaram os assassinatos.
Para o MP, os crimes foram praticados por motivo torpe, por estarem relacionados a dívidas de drogas, e foram cometidos de forma a impossibilitar a defesa das vítimas, pois os autores invadiram a residência de cada uma delas e as alvejaram de surpresa.
Winícius Douglas, denunciado pelo Ministério Público, foi absolvido de todas as acusações.
A chacina - As duas primeiras mortes aconteceram na rua Fernão Magalhães na casa de Edermarcio Pereira Dias, de 25 anos. Ele estava dormindo com a companheira Célia Barbosa da Silva, de 32 anos, quando foram surpreendidos por cinco homens armados que arrombaram a porta da sala e entraram no quarto deles. Dias morreu com cinco disparos de arma de fogo e Célia, com por três.
Logo após o primeiro crime, os homens seguiram para a rua Bartolomeu Dias e arrombaram a porta da cozinha da casa de Ednei Gonçalves de Oliveira, de 22 anos, e, dispararam sete tiros contra ele, no quarto. Oliveira ainda foi socorrido e encaminhado para o hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.
A quarta vítima, Filipe Santos Grei, de 19 anos, foi assassinado, com cinco tiros, na frente da mãe dele, que ficou sob a mira do revólver de um dos bandidos.


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Falcão sofre acidente e é socorrido por fãs em Barbacena


FOTO: DIVULGAÇÃO
Falção não sofreu nenhum ferimento
O cantor e humorista Falcão e dois integrantes de sua equipe sofreram um acidente de carro, na manhã desse domingo (23), em Barbacena, em Campo das Vertentes. A equipe voltava de um show, quando o motorista que dirigia um Audi perdeu o controle da direção e bateu em um muro.  A assessoria do cantor informou que o motorista dirigia em alta velocidade. Além disso, ele não teria prestado socorro às vítimas e teria tentado fugir do local.
Os ocupantes do carro foram socorridos pelos fãs do cantor e encaminhados para a Santa Casa do município. A assessora de Falcão, Paula Guedes, relatou que os fãs também impediram que o motorista fugisse do local. Falcão não sofreu nenhum ferimento. Já o tecladista da banda, Romário Peixoto, quebrou sete dentes e levou oito pontos na boca. A assessora do artista, Marlene Rondinelli, quebrou dois dentes e teve uma luxação na mão.
De acordo com a assessoria, Falcão seguiu, ainda neste domingo, para Brasília. Os outros dois integrantes da equipe foram para São Paulo. Paula Guedes ressaltou  que o motorista não é contratado da equipe do artista e sim da casa de show. Ela informou também que o dono do estabelecimento, onde aconteceu o show, foi até o hospital e prestou socorro às vítimas.
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Barbacena não encontrou o registro do acidente. A Santa Casa da cidade confirmou o atendimento, porém não informou detalhes.
Atualizada às 18h19


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Casos de catapora são mais comuns na primavera; veja como se proteger


O inverno termina no próximo sábado (22) e, com a chegada da primavera, aumentam também os casos de doenças como catapora, roséola, escarlatina e eritema infeccioso.
Essas mudanças de estação são propícias para a proliferação de vírus e bactérias que causam essas doenças e é importante se proteger, principalmente no caso das crianças, que devem manter a carteira de vacinação em dia.
No Bem Estar desta quinta-feira (19), as pediatras Ana Escobar e Helena Sato deram dicas de prevenção e alertaram para as diferenças das lesões e manchas de cada uma dessas doenças. No caso da catapora, por exemplo, as lesões são em formato de bolhas, como mostra o infográfico abaixo.
Arte Primavera viral Bem Estar (Foto: Arte/G1)
A transmissão da catapora acontece por vias respiratórias ou pelo contato direto com as lesões, mas é muito raro a pessoa pegar a doença mais de uma vez, ou seja, quem já teve não se contamina mais. Os primeiros sinais da doença são febre e lesões, que começam como manchas, viram bolhas e depois estouram. Após essa fase, não há mais risco de contágio.
É importante evitar também que principalmente as crianças não cocem as lesões para não provocar infecções na pele e, para isso, as pediatras indicam cortar as unhas dos bebês.
O tratamento para a catapora costuma ser com medicamentos antialérgicos, que ajudam a minimizar a coceira. Talco mentolado e pasta d'água também ajudam a secar as feridas. Mas, como alertou a pediatra Ana Escobar, o paciente com catapora nunca deve tomar AAS porque pode causar uma doença chamada Síndrome de Reye.
Para prevenir, as médicas recomendam a vacina, que ainda não está disponível no SUS. Porém, conforme o Ministério da Saúde, a partir de agosto de 2013, a vacina vai estar disponível na rede pública, juntamente com a tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola.
A dica da pediatra Helena Sato é tomar essa vacina antes de viajar para qualquer lugar do mundo para prevenir principalmente o sarampo.

Ao contrário da catapora, não há vacina contra a roséola. Mais comum em crianças até os 3 anos de idade, ela também causa febre alta e manchas pelo corpo. O diagnóstico é clínico e a principal dica é controlar a temperatura para evitar convulsões.
Já a escarlatina pode ser transmitida pelo contato com a saliva ou secreção nasal e, além da febre alta, pode também provocar um aspecto de framboesa na língua, como mostrou a pediatra Helena Sato.
É importante levar a criança ao médico para tratar a doença com antibióticos aos sinais dos primeiros sintomas. Se não tratada adequadamente, pode haver complicações graves que se manifestam quando a doença parece curada, como a meningite e o reumatismo infeccioso.
O eritema infeccioso também é uma doença viral, transmitida pela secreção nasal,  que afeta principalmente crianças e adolescentes. No início, a infecção pode não apresentar sintomas, mas pode apresentar febre baixa e a mancha fica mais evidente quando exposta ao sol. Não existe vacina contra esse vírus, por isso é importante evitar o contato com pessoas doentes.
Caxumba
A caxumba é uma doença infecciosa que, na maioria das vezes, se manifesta em crianças. Não costuma causar problemas graves, mas existe o risco pequeno da infecção atingir os testículos e provocar a infertilidade.
A transmissão é feita pelo contato direto com as secreções do nariz e boca. Os sintomas mais comuns são inchaço e dor nas glândulas, dor muscular, febre e mal-estar. Para tratar, não existe um remédio contra o vírus da caxumba, apenas remédios que atenuam os sintomas. A vacina é dada na tríplice viral, juntamente com a do sarampo e rubéola, e é eficiente em 90% dos casos.


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..