Em ônibus passageira surta e ataca de novo com a faca na mão

CARATINGA – Pela segunda vez em pouco mais de duas semanas, mulher em surto psicótico ataca usuários de transporte público no centro da cidade. Aparecida de Souza Cesário, 32 anos, ameaçou passageiros de uma linha da viação Rio Doce na Avenida Olegário Maciel, no centro da cidade. Ao descer do coletivo com a faca na mão e ameaçando quem passava pelo local, um policial que estava à paisana viu a situação e na tentativa de imobilizar e desarmar Aparecida, acabou entrando em luta corporal com ela e sofrendo uma queda que resultou em uma lesão na perna direita. Com a queda a faca caiu no chão e foi removida por Clederson Almeida da Silveira que também passava pelo local e conseguiu imobilizar Aparecida até a chegada da Policia Militar. 
Aparecida foi encaminhada para o Pronto Atendimento Municipal para ser medicada e depois encaminhada ao CAPS AD, onde faz tratamento há quase três anos. Segundo funcionários da unidade de saúde, Aparecida é uma pessoa tranquila e não tem comportamento agressivo, mas neste mês de maio, por duas vezes ela tentou agredir pessoas em um coletivo, ameaçando os passageiros com uma faca. 
Eduardo Damasceno Lopes que é coordenador de saúde mental do município e prestou todo o acompanhamento a fim de tranquilizar Aparecida, tanto no momento da agressão ao militar, como no encaminhamento as unidades de saúde, disse à reportagem do DIÁRIO DE CARATINGA, que ela faz acompanhamento no CAPS AD desde julho de 2010, mas que por se tratar de um tratamento voluntário, ela frequentemente, abandona o programa e se ausenta por dias ficando sem a medicação necessária para controle das psicopatias. 
Segundo informação da unidade de saúde, Aparecida sofre de transtorno mental e comportamental devido ao uso de múltiplas drogas – síndrome de dependência, transtorno afetivo bipolar e epilepsia. Ela faz uso continuo e diário de 16 medicamentos, e o tratamento não pode ser interrompido, para manter a paciente sobre controle.
Segundo Eduardo, Aparecida tinha abandonado o tratamento por uma semana e contou que durante este tempo havia viajado e estava fazendo o uso de crack, droga a qual se tornou dependente. Na terça-feira, retornou ao CAPS AD e apresentava comportamento calmo: ela permaneceu na unidade por todo o dia, passou pelo médico por quatro vezes e estava tranquila. Ontem pela manhã, o motorista da unidade de saúde esteve em sua residência para buscá-la, mas ela se recusou a ir, ele ainda aguardou por cerca de meia hora, mas ela não quis acompanhá-lo. Horas depois o incidente com Aparecida estava sendo registrado pela Polícia Militar. 

O QUE É
O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) é uma unidade de saúde voltada para o atendimento dos pacientes que apresentam distúrbios sociais com associação ao uso de drogas. A unidade de Caratinga, ainda recente, com apenas 1 ano e sete meses de funcionamento, já atende a cerca de 300 pacientes entre tratamentos intensivos, semi-intensivos e extensivo. 
Hoje o CAPS AD atende de segunda a sexta de 7h às 17h, o que, para a coordenadora Alessandra Vieira Salim não é o suficiente para tratar os pacientes intensivos, que precisariam de um apoio maior. Alessandra conta que o município já está buscando subsídios para a implantação do CAPS AD3, que oferece atendimento 24hs todos os dias, e seria o ideal para que situações como a de Aparecida não viessem a acontecer.

O Surto
Surto Psicótico é um episódio de dissociação da estrutura psíquica do indivíduo, fazendo com que este mostre comportamentos socialmente estranhos e diferentes, devido à momentânea incapacidade de pensar racionalmente.
Caracterizado pela perda da noção de realidade e por uma desorganização do pensamento, o surto psicótico pode ser causado por doenças como a esquizofrenia, por um trauma muito grande ou pelo uso de drogas, a exemplo da cocaína ou crack. 
É durante um surto psicótico que ocorre uma perda de realidade, onde não há diferenciação entre o mundo real e o imaginário da pessoa. Neste momento a pessoa em uma crise psicótica, confunde os pensamentos internos dela com o mundo real. E não consegue distinguir o que são os pensamentos dela e o que realmente está acontecendo a sua volta.