Mãe vê brilho diferente no olho do filho em foto e descobre câncer

Fotografias levaram Michele Brito a procurar oftalmologista.
Branco incomum na pupila é sinal característico do retinoblastoma.



Um brilho diferente no olhar do filho de 5 meses, em fotografias, fez Michele de Farias Brito, do Rio de Janeiro, procurar um oftalmologista. O diagnóstico foi um baque para a mãe: o pequeno Arthur tem retinoblastoma, uma forma de câncer, nos dois olhos.
“Achei que era normal esse branco no olho, mas minha irmã me alertou a procurar um especialista”, conta Michele, que escreveu ao VC no G1 contando o caso, na esperança de que outros pais fiquem atentos para o problema. “Tem criança que só tem em um olho, mas no caso dele, são os dois”, diz.
O bebê atualmente está fazendo uma série de exames no Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio, para avaliar a gravidade da situação e o melhor tratamento a ser adotado.  “Ele só tem 5 meses. O exame é doloroso, tem que tirar sangue. É aquele procedimento que é difícil para os pais”, conta.
Ainda assim, Michele está confiante de que Arthur ainda tenha a doença em estágio precoce. Se isso se confirmar, ele tem maior chance de manter a visão.
Em casos avançados da doença, o paciente pode perder o olho. A oftalmologista Maria Teresa Bonanomi, que trabalha no setor de retina e oncologia ocular do Hospital das Clínicas, em São Paulo, alerta que, de modo geral, esse câncer é altamente maligno. Característico da infância - 90% dos casos aparecem até os 3 anos - ele ocorre em 1 de 15 mil nascimentos, explica a médica, que não está envolvida no caso de Arthur.
“Se o tumor é diagnosticado precocemente, pode-se manter o olho com visão útil em 90% dos casos. Por outro lado, em nosso meio, conseguimos manter o órgão em 50% dos casos apenas, pois o diagnóstico muitas vezes é tardio. A pupila branca, também conhecida como leucocoria, é o sinal mais comum. Deve-se levar a criança ao oftalmologista assim que observada”, recomenda.