Justiça do Rio suspende amistoso Brasil x Inglaterra no Maracanã

Último evento teste do Maracanã estava marcado para domingo (2).
MP-RJ alega que faltam laudos que comprovem segurança do estádio.

Priscilla SouzaDo G1 Rio
A Justiça do Rio concedeu liminar, nesta quinta-feira (30), suspendendo o amistoso entre Brasil e Inglaterra marcado para o próximo domingo (2), no estádio do Maracanã. O pedido foi feito pelo Ministério Público estadual, que alega falta de segurança para o público, e aceito pela juíza da 13ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que responde pelo plantão judiciário.
A partida seria o último evento teste do Maracanã antes da Copa das Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho.
Procurado pelo G1, o Governo do Estado informou que já está recorrendo da decisão. De acordo com a assessoria de imprensa do governador Sérgio Cabral,  informou por meio de nota, que todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da Polícia Militar que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj). Ainda segundo a nota, o laudo será encaminhado com o recurso do Estado ao plantão Judiciário.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou por meio de nota que "o departamento jurídico diz que todos os laudos necessários foram emitidos e serão encaminhados para a juíza a fim de mostrar que a decisão não faz sentido".Liminar
Na decisão, a juíza determina que sejam apresentados laudos que comprovem que o Maracanã está apto a receber torcedores sem que haja risco de segurança. "Afinal, a não concessão da liminar requerida se afiguraria bem mais gravosa do que seu deferimento, já que o jogo seria realizado sem se averiguar se há condições satisfatórias nos quesitos de segurança e higiene, podendo colocar em risco a segurança dos que lá estiverem", afirma a juíza Adriana Costa dos Santos.
A Justiça fixou ainda multa de R$ 1 milhão para cada jogo ou evento realizado irregularmente, antes da liberação do Maracanã para receber torcedores.
Falta de segurança
O MP-RJ  entrou ação civil pública em face da Confederação Brasileira de Futebol, Comitê Organizador Brasileiro Ltda (COL) e José Maria Marin, presidente da CBF, pedindo a proibição da realização de jogos e eventos no estádio do Maracanã, inclusive o amistoso entre Brasil e Inglaterra, até que sejam apresentados, em sua integralidade, os laudos técnicos que comprovem que o estádio está em condições de sediar jogos e eventos. A Promotoria alega preocupação com a segurança dos torcedores.
O Ministério Público ainda informou, na petição inicial, que não foram entregues os laudos de vistoria de engenharia, de prevenção e combate a incêndio, condições sanitárias e de higiene, fundamentais para se atestar a segurança e viabilidade do estádio para realização de eventos. A Promotoria ressaltou ainda que, até o mês de abril de 2013, a vistoria realizada pela Policia Militar indicava que o Maracanã não estava apto a receber público para eventos, em virtude das inúmeras restrições. O MP-RJ alegou na ação que o jogo realizado no dia 27 de abril (Amigos de Bebeto contra Amigos de Ronaldo) mostrou que havia inúmeros problemas.
Maracanã em obras
De acordo com o Ministério Público, o único laudo apresentado pela Polícia Militar de 29 de maio deste ano demonstra que o estádio ainda está em fase de construção, apresentando riscos, como materiais perigosos (pedras, pedaços de calçadas, restos de obras, hastes metálicas, outros), que poderiam ser utilizados em tumultos e confrontos de torcedores.
Segundo a Promotoria, foi constatado também pisos soltos, mal fixados, além de não existirem obstáculos para dificultar a invasão de torcedores da arquibancada para o campo (alambrado, grades, fosso). Os promotores afirmam que o laudo da PM aponta um muro de aproximadamente um metro de altura com o único obstáculo, e que isso não impediria uma possível invasão no campo, sendo necessário "forte emprego de efetivo no local". 

Tabaco é responsável direto por dois em cada dez tumores

Hábito de fumar é causa de 80% dos casos de câncer de pulmão e laringe

Fonte: Agência Brasil
30 de Maio de 2013 por Editoria de Web
O tabaco é responsável direto por dois em cada dez tumores, mostra estudo do Instituto Catalão de Oncologia – Hospital Duran i Reynals, que seguiu cerca de 440 mil pessoas durante 11 anos.
Das 441.211 pessoas seguidas, 14.563 desenvolveram um tumor relacionado ao hábito de fumar, informou o instituto, a propósito do Dia Mundial sem Tabaco, que será lembrado nesta dexta-feira (31).
 
O estudo, publicado na revista Journal of Clinical Oncology, confirma que o hábito de fumar é causa de 80% dos tumores do pulmão e da laringe, assim como de 20% a 50% dos demais tumores respiratórios, digestivos e do trato urinário.
 
A pesquisa mostra que um percentual desses tumores é responsabilidade direta do tabaco, causa também de 25% dos de fígado, 14% dos de ovário e 8% dos de rins.
 
Os cientistas compararam o número de casos de tumores entre fumantes, ex-fumantes e os que nunca tinham fumado. O estudo revela que 36% dos tumores relacionados ao uso do tabaco são diretamente provocados pelo seu consumo, o que representa 20% do total.
 
Foto: Marcelo Casal Jr/Abr

Em ônibus passageira surta e ataca de novo com a faca na mão

CARATINGA – Pela segunda vez em pouco mais de duas semanas, mulher em surto psicótico ataca usuários de transporte público no centro da cidade. Aparecida de Souza Cesário, 32 anos, ameaçou passageiros de uma linha da viação Rio Doce na Avenida Olegário Maciel, no centro da cidade. Ao descer do coletivo com a faca na mão e ameaçando quem passava pelo local, um policial que estava à paisana viu a situação e na tentativa de imobilizar e desarmar Aparecida, acabou entrando em luta corporal com ela e sofrendo uma queda que resultou em uma lesão na perna direita. Com a queda a faca caiu no chão e foi removida por Clederson Almeida da Silveira que também passava pelo local e conseguiu imobilizar Aparecida até a chegada da Policia Militar. 
Aparecida foi encaminhada para o Pronto Atendimento Municipal para ser medicada e depois encaminhada ao CAPS AD, onde faz tratamento há quase três anos. Segundo funcionários da unidade de saúde, Aparecida é uma pessoa tranquila e não tem comportamento agressivo, mas neste mês de maio, por duas vezes ela tentou agredir pessoas em um coletivo, ameaçando os passageiros com uma faca. 
Eduardo Damasceno Lopes que é coordenador de saúde mental do município e prestou todo o acompanhamento a fim de tranquilizar Aparecida, tanto no momento da agressão ao militar, como no encaminhamento as unidades de saúde, disse à reportagem do DIÁRIO DE CARATINGA, que ela faz acompanhamento no CAPS AD desde julho de 2010, mas que por se tratar de um tratamento voluntário, ela frequentemente, abandona o programa e se ausenta por dias ficando sem a medicação necessária para controle das psicopatias. 
Segundo informação da unidade de saúde, Aparecida sofre de transtorno mental e comportamental devido ao uso de múltiplas drogas – síndrome de dependência, transtorno afetivo bipolar e epilepsia. Ela faz uso continuo e diário de 16 medicamentos, e o tratamento não pode ser interrompido, para manter a paciente sobre controle.
Segundo Eduardo, Aparecida tinha abandonado o tratamento por uma semana e contou que durante este tempo havia viajado e estava fazendo o uso de crack, droga a qual se tornou dependente. Na terça-feira, retornou ao CAPS AD e apresentava comportamento calmo: ela permaneceu na unidade por todo o dia, passou pelo médico por quatro vezes e estava tranquila. Ontem pela manhã, o motorista da unidade de saúde esteve em sua residência para buscá-la, mas ela se recusou a ir, ele ainda aguardou por cerca de meia hora, mas ela não quis acompanhá-lo. Horas depois o incidente com Aparecida estava sendo registrado pela Polícia Militar. 

O QUE É
O CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) é uma unidade de saúde voltada para o atendimento dos pacientes que apresentam distúrbios sociais com associação ao uso de drogas. A unidade de Caratinga, ainda recente, com apenas 1 ano e sete meses de funcionamento, já atende a cerca de 300 pacientes entre tratamentos intensivos, semi-intensivos e extensivo. 
Hoje o CAPS AD atende de segunda a sexta de 7h às 17h, o que, para a coordenadora Alessandra Vieira Salim não é o suficiente para tratar os pacientes intensivos, que precisariam de um apoio maior. Alessandra conta que o município já está buscando subsídios para a implantação do CAPS AD3, que oferece atendimento 24hs todos os dias, e seria o ideal para que situações como a de Aparecida não viessem a acontecer.

O Surto
Surto Psicótico é um episódio de dissociação da estrutura psíquica do indivíduo, fazendo com que este mostre comportamentos socialmente estranhos e diferentes, devido à momentânea incapacidade de pensar racionalmente.
Caracterizado pela perda da noção de realidade e por uma desorganização do pensamento, o surto psicótico pode ser causado por doenças como a esquizofrenia, por um trauma muito grande ou pelo uso de drogas, a exemplo da cocaína ou crack. 
É durante um surto psicótico que ocorre uma perda de realidade, onde não há diferenciação entre o mundo real e o imaginário da pessoa. Neste momento a pessoa em uma crise psicótica, confunde os pensamentos internos dela com o mundo real. E não consegue distinguir o que são os pensamentos dela e o que realmente está acontecendo a sua volta.

56 pedras de crack apreendidas em Inhapim e Caratinga

Neste último final de semana a Polícia Militar fez apreensão de 56 pedras de crack nos municípios de Inhapim e Caratinga. 
Na noite de sábado, a PM quando em patrulhamento pelo bairro Santa Cruz, em Inhapim viram que Juliano Machado de Souza, 18 anos, Amós Ribeiro dos Santos Júnior, 19 e um menor estavam em atitude suspeita na porta de uma casa.
De acordo com a polícia, os três constantemente são alvos de denúncias de envolvimento no tráfico de drogas. Os militares abordaram os três e próximo do local onde estavam, perto da porta de entrada da casa foi encontrada uma sacola contendo 34 pedras de crack, prontas para venda. 
Os suspeitos negaram serem donos do material encontrado e disseram que foram chamados pelo menor infrator para usarem drogas. Juliano e Amós foram presos e o menor apreendido. 
Em Caratinga, em frente ao Forró Itaúna, os militares observaram Paulo César Vieira Pinto, 19 anos, mexendo no calçado e ao submetê-lo a busca pessoal foi encontrado, no interior do seu tênis, uma sacolinha, com vinte e duas pedras de crack e R$ 60, no bolso de sua bermuda. Perguntado o valor que comercializava tais substâncias, ele disse que as vendia no valor de R$ 5 cada.  Paulo foi conduzido preso em flagrante para a delegacia de Polícia Civil onde foi autuado em flagrante.

Justiça do RJ nega liberdade a pastor acusado de estuprar fiéis no Rio

Marcos Pereira está no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu.Ele é acusado por dois crimes de estupro e coação no curso do processo.


O juiz da 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, indeferiu nesta segunda-feira (27) o pedido de liberdade provisória formulado pela defesa do pastor evangélico Marcos Pereira da Silva, da Assembleia de Deus dos Últimos Dias. O religioso está preso desde o dia 8 de maio, acusado por dois crimes de estupro e coação no curso do processo. Marcos Pereira está no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste.
O magistrado concluiu que os motivos que levaram à decretação da prisão preventiva continuam inalterados. A decisão rechaçou ainda os argumentos da defesa de que faltaria legitimidade ao Ministério Público estadual para propor a ação penal.

TJ nega liminares
No dia 9 de maio, a  Justiça do Rio negou dois pedidos de liminar em favor do pastor Marcos Pereira. O objetivo da defesa era conseguir libertar o pastor caso alguma das liminares fosse concedida. Dois pedidos de habeas corpus também foram analisados pela 8ª e 3ª câmaras criminais e não concedidos.
Inquérito
Segundo as denúncias, o réu é pessoa de alta periculosidade e ameaça direta e indiretamente as pessoas que o contrariam. Ainda de acordo com o MP, o pastor utiliza-se de sua autoridade religiosa para amedrontar e até mesmo aterrorizar suas vítimas.

Relatos das vítimas
Duas vítimas que denunciaram o pastor Marcos Pereira por abuso sexual relataram como funcionava a abordagem do religioso. Em depoimento, elas afirmaram que chegaram a morar na igreja, onde não podiam ler jornais, ver televisão e nem falar em telefones celulares.
"Quando ele pegou na minha mão, eu já fiquei na minha cabeça pensando se ele estava tentando ver se tinha algum espírito em mim, que era o que ele costumava fazer. Eu fiquei orando, ele começou aos poucos, ele foi tocando no meu corpo. Você se sente humilhada, você se sente nada, como se fosse um objeto descartável", disse uma delas.
Para outra vítima, o sistema de clausura favorecia os abusos. "Ele aproveita momentos de fragilidade, que a gente fica ali, entregue mesmo àquela ideologia que eles passam para gente", disse.

Outros crimes
Marcos Pereira também é investigado por homicídio, associação ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo um ex-braço direito do religioso, certa vez, o pastor obrigou o amigo a guardar mochilas com aproximadamente R$ 400 mil em sua casa.

Após ouvir as vítimas, o delegado Márcio Mendonça, da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) do Rio de Janeiro, revelou que o suspeito dizia às mulheres que elas estavam "possuídas" e que só iriam se livrar do "mal" caso tivessem relação sexual com um religioso. Entre as vítimas está a ex-mulher dele e uma jovem que disse ter sido estuprada dos 14 aos 22 anos. A polícia apura a possibilidade de outras mulheres terem sido abusadas.
"Ele tinha um comportamento semelhante quando estuprava as mulheres dentro da própria igreja. Ele dizia que elas estavam possuídas, demoniadas e ele fazia crer que a única forma que essas pessoas pudessem ser libertadas daquele demônio era tendo relação com uma pessoa santa", afirmou o delegado Márcio Mendonça.

PM prende dois por furto em veículo

CARATINGA – No domingo, Suzivani Rodrigues Vieira, 47 anos acionou a Polícia Militar e disse que estacionou seu veiculo Fiat Uno nas proximidades de uma loja na Avenida Catarina Ciimini e se ausentou por mais ou menos 30 minutos, trancando o automóvel. Ao retornar e abrir a porta lado do motorista verificou que havia vários pertences revirados no interior e deu por falta do aparelho de som e uma bolsa de viagem. 
A PM recebeu informações de populares de que Rogério Pereira da Silva Junior, 25 anos, conhecido por "Rogerinho" era o autor do furto, e que ele estava na companhia do proprietário de uma oficina, onde entraram levando os produtos de furto.  
A polícia conseguiu localizar Weber Lucas Gonçalves, 49, o “China”, no interior da oficina, e ao avistar os militares, tentou se desfazer de um invólucro plástico contendo cocaína. 
Os militares localizaram dentro da oficina uma camisa de cor preta, uma colcha vermelha/azul e uma bermuda de cor azul, que a vítima reconheceu como sendo de sua propriedade e estavam no interior da bolsa que não foi localizada.
 Rogério foi encontrado na rua e levava uma sacola plástica contendo um aparelho de som, um óculos de sol e um aparelho celular, que não soube comprovar origem; todos os materiais foram apreendidos. Os dois autores foram presos e levados para a delegacia. 

Dia de Ivete: Cantora comemora aniversário no show em Manhuaçu

MANHUAÇU (MG) -  Ivete Sangalo comemorou seu aniversário de 41 anos em show na cidade de Manhuaçu. “Que festa de aniversário mais linda! Obrigada, Manhuaçu! Manhuaçu, aqui tá bom pra chuchu! Festa no palco! Surpresa deliciosa dos meus músicos e toda equipe. Amei muito”, escreveu Ivete no Instagram.

Nos primeiros minutos desta segunda-feira, 27, a cantora baiana começou a receber o carinho de amigos famosos nas redes sociais pelo seu aniversário. “Mais que amiga, mais que irmã! Minha maior inspiração em tudo! Ivete, parabéns, muita saúde mais e mais amor! Te amo!”, desejou Preta Gil no Instagram.

A apresentadora Astrid Fontenelle também deu os parabéns a Ivete na rede social: “Celebrar seu aniversário é encher o coração de alegria! Muitas alegrias nesse intenso dia de hoje e muita saúde! Muita! A família ‘F’ te ama a vera!”. “Parabéns, Ivete! Ser jovem é um privilégio, ser formosa um patrimônio, ser encantadora tua melhor virtude. Feliz aniversário!”, escreveu a atriz Solange Gomes.

"Hoje é seu niver da diva das divas? Parabéns! Que você nunca perca esse brilho dos seus olhos! Muito amor, linda! Beijos", desejou Monique Evans.

Valesca Popozuda : "Tenho muito orgulho de você! Parabéns e nunca deixe de ser quem és! Feliz aniversário!"

Naldo : "Feliz niver, arrebenta, quebra tudo, faça festa, parabéns!"
As informações são do site Ego.globo.com




Caminhão tomba no km 596 da BR-116

BR-116 (MG) - Um caminhão carregado com produtos diversos tombou no km 596 da BR-116, na manhã deste domingo, 26/05. O Corpo de Bombeiros precisou de quase uma hora para conseguir cortar a lataria e retirar o motorista Carlos José dos Santos, 34 anos, das ferragens.
Segundo o registro, o caminhão seguia sentido São João do Manhuaçu para Realeza, quando o motorista perdeu o controle da direção na curva e tombou.
Populares se aglomeram no local tentando saquear a carga. O motorista ficou preso na cabine em meio às ferragens.
O Corpo de Bombeiros e a empresa de guincho tiveram que suspender e prender o caminhão para conseguirem fazer uma operação complicada de retirada do motorista. Carlos José sofreu ferimentos e estava preso às ferragens.
Para a ação, o trânsito ficou fechado por cerca de 40 minutos. O motorista foi levado pela equipe dos Bombeiros para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manhuaçu.
A Polícia Rodoviária Federal controlou o trânsito e deu todo o suporte para a ação.




Acidente com ônibus deixa 24 vítimas

Acidente - Um acidente com um ônibus deixou pelo menos uma pessoa morta e 23 feridas na tarde deste domingo. O fato ocorreu na MG 900 próximo a São João do Oriente, no Colar Metropolitano do Vale do Aço.
Segundo informações colhidas no local pela reportagem do Plox, o veículo teria saído de São João do Oriente com destino a Caratinga e, por volta das 15 horas, o motorista perdeu o controle em uma subida.

O ônibus voltou pela pista, saiu da estrada, caiu em uma ribanceira tombando em um lago. Ainda segundo essas informações, o grupo seguia para um evento em uma igreja.


Um homem identificado como Vindouro Serafim, 57 anos, morreu  no local. Os feridos foram socorridos por ambulâncias das cidades daquela região, por vizinhos do local e por outros motoristas que trafegavam pela via.

Segundo a Polícia Militar de Ipatinga, que enviou uma equipe, cinco feridos estão em estado grave. As vítimas foram levadas para unidades de Saúde nas proximidades e as que corriam risco de morte foram levadas para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga.

O sargento Mota, da Polícia Militar, conversou com a reportagem do PLOX e disse que o ônibus estava totalmente irregular. Segundo ele, o veículo não tinha as devidas licenças. Além disso, apresentava várias irregularidades que comprometiam a segurança.

Tambor no lugar do tanque de combustível, pneus lisos e até um tubo de esgoto
“Os pneus estavam carecas, faltava o lacre e não tinha tanque de combustível. Em seu lugar foi instalado um tambor de plástico que era abastecido pelo interior do veículo, por um buraco no piso”, informou o policial.
O irmão do homem que faleceu esteve no local e, inconformado, foi amparado por populares e amigos.








Ladrão leva quase R$ 5 mil de escritório de advogado em Caratinga

Sargento PM Michel
CARATINGA – A Polícia Militar está procurando por um individuo identificado apenas como Reginaldo, que furtou R$ 4.380, no escritório de advocacia Lopes e Emerick, na Rua Capitão Paiva.
De acordo com o sargento Michel Luis da Silva, por volta das 9h da manhã de ontem, um individuo moreno, alto, usando camisa vermelha, boné branco e bermuda marrom, chegou ao escritório e aproveitando que o local estava passando por uma reforma, chegou perguntando se precisavam de pedreiro.
Quando a esposa do proprietário do escritório estava fazendo a contagem do dinheiro para pagar funcionários, o homem desconhecido tomou de suas mãos e fugiu sentido ao Morro da Antena.
Ainda segundo o sargento, até certa distância, o ladrão foi perseguido por Tiago, o dono do escritório, mas depois sumiu.
Com as imagens internas da câmera de segurança, a polícia analisou as características do autor e foi ao Morro da Antena. Uma denúncia anônima dava conta de que Reginaldo, conhecido por “Menor” estaria na casa de Valdo, que é irmão do “Lucinho Patrão”.
Reginaldo, além de ter mandado de prisão contra si, é conhecido no meio policial por vários furtos.
Quando a PM chegou à casa de Valdo, dois homens saíram correndo pelos fundos, sendo provavelmente Valdo e Reginaldo.
Na casa foram encontrados diversos celulares, relógios, balança de precisão e bicicletas de origem duvidosa, além de documentos de pessoas que podem estar ligadas ao tráfico de drogas. Todo o material foi apreendido e a polícia continua procurando pelos foragidos. 


imagens mostram o ladrão pegando o dinheiro
Material de origem duvidosa apreendido na casa

Fonte:
http://www.diariodecaratinga.com.br/index.php/policia/772-ladrao-leva-quase-r-5-mil-de-escritorio-de-advogado

Taxista assaltado e tem o carro roubado em Caratinga

CARATINGA (MG) - Um taxista de 41 anos foi vítima de assalto no bairro Santa Cruz, em Caratinga, na tarde desta sexta, 24/05.

 O taxista Wanderlei Machado Rodrigues, 41anos, estava no ponto da Avenida Benedito Valadares, com seu veículo Classic, placa, OMG-2992, quando apareceram dois indivíduos que fretaram o táxi com destino ao Morro da Antena, passando pelo Bairro Santa Cruz. Quando chegaram na rua Onofre Rodrigues, após passar pela última residência, anunciaram o assalto, mantendo Wnderlei sob a mira de uma arma de fogo, que parecia ser de fabricação caseira.
O passageiro do banco de trás foi quem sacou a arma.
O assaltante que estava na frente assumiu a direção, indo para estrada de acesso a Dom Lara. Quando chegou ao alto da serra, sob ameaças, o taxista foi liberado, e os assaltantes fugiram no veiculo roubado, localizado mais tarde, abandonado, no Córrego Boa Vista, local conhecido como Portelinha.
De acordo com o taxista, ambos eram de estatura mediana, cerca de 1,70 m de altura: um, era de cor negra, trajava camisa vermelha, calça possivelmente jeans, e fisicamente porte médio, cabelos aparentemente cortados baixos. O outro é de cor parda, magro, tem uma tatuagem no braço esquerdo, parte do antebraço, trajava camisa de cor clara, e usava calça comprida; os dois aparentam idade entre dezoito a vinte anos de idade. O veiculo foi removido para o pátio da Fervel.
MAUS MOMENTOS
Em conversa com a reportagem, o taxista, que trabalha há oito meses no ponto da Benedito Valadares contou que passou por maus momentos com a arma apontada em sua cabeça. Os ladrões levaram R$ 400, dois celulares, um DVD automotivo e cheques em nome de terceiros. 

Polícia Civil confirma leilão de veículos apreendidos

O assessor da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Clemilson Calais informa que será realizado no período de 9 a 11 de julho, mais um leilão de veículos apreendidos pelo Detran. 
Neste leilão serão leiloados 1.435 veículos entre motocicletas e automóveis.
A legislação determina o leilão de veículos apreendidos por infração de trânsito e não reclamados por seus proprietários no prazo de noventa dias.
O assessor informa que atualmente quando um veículo é apreendido e não reclamado por seu proprietário, o Detran encaminha, via postal, uma notificação informando da possibilidade de levar o veículo a leilão, caso não seja reclamado no prazo de noventa dias, e solicitando ao proprietário para regularizar a situação para retirada do veículo.
Após dez dias desta notificação, não tendo o proprietário realizado a reclamação do veículo, o Detran publica, via edital, outras duas notificações no Diário Oficial do estado. Após três meses, caso não tenha ainda sido reclamado, o veículo passa a ter condições de ser leiloado.
Clemilson Calais enfatizou que foi publicado no Diário Oficial, do último dia 21 (terça-feira), o edital de notificação, dando prazo de mais trinta dias para que os proprietários dos veículos ainda possam regularizar as pendências existentes e resgatar seus veículos apreendidos, mediante o pagamento das multas, impostos, taxas e despesas com remoção e estadia, conforme legislação específica (artigo 262, § 2º e 271, § único do CTB).
Ao final do prazo da notificação, de 30 dias, será publicado novo edital informando o horário do leilão, dias e horários de visitação dos veículos.
O assessor esclareceu que o valor arrecadado com o leilão será revertido para pagamento de débitos tributários, multas de trânsito e multas ambientais, outros débitos e despesas decorrentes da apreensão/remoção, notificações e editais e que, a liquidação dos débitos, eventual saldo remanescente será depositado pelo Detran no Banco do Brasil em favor da pessoa que, no licenciamento do veículo, figurar como ex- proprietária.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 3322-6500 ou 3322-6504.