Veículo roubado em Caratinga é recuperado em Ibatiba

Veículo roubado por dois homens armados

Neste sábado, 06, por volta das 13h30min, através de denúncia, a Polícia Militar de Ibatiba localizou um veículo Fiat/ Pálio Wk Adventure Flex, de cor preta, abandonado em meio a um matagal, na região da Comunidade de Alto Norte, conhecida como “Alto da Batatinha” (próximo a BR 262). Ficou constatado que os dados obtidos por meio da verificação da placa não coincidiam com o chassi do veículo encontrado.
A placa se referia a um veículo com as mesmas características, porém município de emplacamento diferente, Itabira – MG e sem nenhuma restrição. Já o chassi constava que o veículo fora roubado na noite do dia 21 para 22/06/2013 em Caratinga – MG por dois homens armados. Fato registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais.
No interior do veículo foram encontradas as reais placas do veículo, além de um lacre e arame para fixação.
O veículo foi encaminhado ao Pátio credenciado do Detran. Até o momento ainda não foram identificados os autores do roubo.
Fonte: Portal Caparaó


Superlotação na cadeia de Manhuaçu motiva visita de Comissão dos Direitos Humanos

Solução seria a construção de novo presídio

Superlotação, esta é a principal reclamação de detentos da cadeia de Manhuaçu. A capacidade da cadeia é para abrigar 67 detentos, mas o espaço possui atualmente 212. Pouco espaço, muitos presos e algumas reivindicações.
A visita da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) à cidade de Manhuaçu aconteceu nesta terça-feira (09/07) foi motivada por um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Manhuaçu ao presidente da comissão deputado Durval Ângelo (PT). Há cerca de dois anos o Estado recorreu do pedido de interdição do espaço e até hoje não houve, na prática, ações que pudessem viabilizar a construção de um novo presídio no município.
Para dar fim ao problema de superlotação há a expectativa para a construção de uma nova unidade prisional na cidade, mas ainda são necessários esforços do governo do Estado e do poder público municipal.

CADEIA MANHUAÇU
Em resposta a reivindicação, o Deputado Durval Ângelo informou que será solicitada uma reunião com o Secretário de Defesa Social, Romulo Ferraz. “Já existe a área, então é hora de começar a obra. O local atual recebeu o apelido presídio, mas na realidade é uma cadeia precária que tem que ser demolida. É um depósito de gente e que não tem perspectiva e nem esperança de recuperação de ninguém”, pontuou Durval Ângelo.
Ainda na audiência pública, o atual diretor do presídio de Manhuaçu, Daniel Pereira, reforçou que o projeto de Manhuaçu tem que ser acompanhado de perto. Ele salientou que uma unidade com 400 vagas é o mínimo que a região precisa. Houve um anúncio de que seria construído um local com capacidade apenas para 200 pessoas, o que é menos do que a quantidade de presos atuais da cadeia.
O chefe de gabinete João Amâncio de Faria, representando o Prefeito Nailton Heringer, garantiu que as medidas para o asfaltamento do acesso já estão sendo tomadas e que o Governo Municipal tem buscado agilizar a parte burocrática no Estado para o início da construção do presídio.
INFERNO x PARAÍSO
A cadeia e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) foram visitadas pela comissão. Depois de conhecerem os dois espaços, os visitantes e autoridades de Manhuaçu reforçaram a diferença entre o que chamaram de inferno (cadeia pública) e o paraíso (APAC). A unidade possui 64 detentos em regime fechado, aberto e semi-aberto. O modelo APAC é muito mais barato e mais eficiente. Recupera 96%, enquanto o modelo tradicional é a chamada indústria do preso, conforme destacado pelo deputado Durval Ângelo.
APAC – MANHUAÇU

Fonte: Portal Caparaó e TV Alterosa




Vacinação anti-rábica acontece neste sábado em Caratinga

Veja a relação de postos de vacinação

A campanha de vacinação anti-rábica teve início nos distritos na segunda semana do mês de maio. Conforme a Prefeitura Municipal de Caratinga o resultado dos trabalhos foi positivo, cerca de 9.500 cachorros e gatos foram imunizados.
Neste sábado (13/07) acontece em Caratinga o dia D da campanha em Caratinga, quando a expectativa é a de imunizar em torno de 6.500 animais. Diversos postos de distribuição serão disponibilizados em todos os bairros da cidade. Os proprietários devem levar o cão ou gato durante o horário de atendimento da campanha: de 08h às 11h / 13 às 17h.
A vacina é totalmente segura, e somente ela pode deixar os animais livres da raiva. A raiva é uma doença viral e infecciosa, 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.
A vacina anti-rábica é gratuita. O único meio de prevenir a ocorrência da doença em áreas urbanas é por meio da vacinação anual de cães e gatos.

Confira a relação dos postos de atendimento:
PRAÇA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – CENTRO
PRAÇA DA CADEIA – ESPERANÇA
PRAÇA CABO MÁRIO – SANTO ANTÔNIO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE – CENTRO
IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA – RUA PROFESSOR OLINTO – APARECIDA
BAR DO IVO- RUA JOSÉ BELEGARD – APARECIDA
VESTIÁRIO DO CAMPO 1º DE MAIO – APARECIDA
TIRO DE GUERRA – MORRO CARATINGA
BAR DO DANDA – AV. ANA PENA DE FARIA – LIMOEIRO
MERCADÃO ITAÚNA – RUA ANTÔNIO DE ASSIS – SANTA ZITA
PONTO FINAL DA CIRCULAR – RUA ALOISIO MUNIZ – SANTA ZITA
PRAÇA NOSSA SENHORA DO CARMO – RUA MANOEL GONÇALVES DE CASTRO – ESPLANADA
PRAÇA JOAQUIM JOSÉ – DAS GRAÇAS
PRAÇA DA ESTAÇÃO – SALATIEL
MERCEARIA VITAL – RUA JOSÉ ALVES PEREIRA – ANÁPOLIS
IGREJA SANTA LUZIA – (COCÃO) – ANÁPOLIS
RESERVATÓRIO DA COPASA – DR. EDUARDO
SALÃO COMUNITÁRIO COHAB – CONJUNTO HABITACIONAL
PSF SANTA CRUZ – PRAÇA MARTA CARLI – SANTA CRUZ
PRAÇA DA ANTENA – RUA CEL. CHIQUINHO – ANTENA