Notícia

Inaugurada em Belo Horizonte primeira delegacia da Receita Federal para fiscalizar milionários

Dos 5.140 contriibuintes selecionados para a fiscalização, 300 são mineiros


Foi inaugurada nesta quarta-feira (29) em Belo Horizonte pela Receita Federal a primeira Delegacia Especial de Maiores Contribuintes (Demac/BHE) do país, destinada à fiscalização de pessoas físicas com elevados rendimentos.
De acordo com o órgão, o alvo da fiscalização é quem ganha mais de R$ 1 milhão por ano. Entretanto, para dificultar manobras nas declarações dos mais ricos, o valor da renda não foi confirmado.
O secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, afirma apenas que o foco serão pessoas com maior patrimônio e grandes aplicações financeiras. A Receita selecionou 5.140 contribuintes tidos como milionários de todo o Brasil. Desse total, cerca de 300 (6%) são mineiros. A maioria dos milionários reside em São Paulo (cerca de 40%) e o Rio de Janeiro responde por cerca de 20% dos contribuintes fiscalizados.
Cartaxo explica que será realizado um cruzamento de dados para conferir se há sonegação de impostos. “A malha fina é eficiente para a massa, mas não é suficiente para identificar e fiscalizar pessoas que controlam grandes fortunas e estão diluídas entre os cerca de 25 milhões de contribuintes”, justifica.
De acordo com o delegado da Demac/BHE, Eugênio Cota Guimarães, embora a delegacia esteja situada em Belo Horizonte, sua atuação terá abrangência nacional. Ao todo, a delegacia dispõe de 90 auditores e 38 trabalharão de modo remoto em outros Estados.