10 produtos que podem chegar em 2011

O final do ano sempre gera especulações das mais diversas sobre as novidades que podem surgir já no início do ano seguinte.
Resgatamos alguns desses rumores e criamos uma lista com os principais produtos que podem pintar já no primeiro semestre de 2011 (e assim esperamos!).


O  nome não é oficial, mas a segunda geração do iPad tem tudo para ser apresentada logo no início de 2011. Os rumores afirmam que o dispositivo deve ganhar duas câmeras (uma frontal e outra traseira), porta USB, tela Retina Display (com a mesma resolução do iPhone 4) e giroscópio de três eixos.



O netbook CR-48 deve chegar às lojas em meados de 2011 após uma fase de vários meses de testes nas mãos de poucos consumidores. É uma máquina com tela de 12 polegadas, 3G, touchpad, Wi-Fi 802.11n, bateria com duração de 8 horas e webcam, sem drive óptico. O objetivo deste computador é testar o novo sistema operacional Chrome OS, do Google.


O PlayBook, apresentado no fim de setembro e cujo lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2011 nos Estados Unidos, já tem despertado interesse de empresas de diversos países. Com um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM, câmeras frontal e traseira, o PlayBook virá com um sistema operacional próprio, o BlackBerry Tablet OS, e tem boas condições de competir com o iPad, da Apple.

Durante evento em dezembro Andy Rubin, vice-presidente de engenharia do Google, apresentou as funcionalidades do novo sistema Honeycomb (3.0) dedicado aos tablets. Ele exibiu um protótipo de tablet da Motorola rodando o novo sistema. O tablet da Motorola possuía chat em vídeo, processador nVidia, processador dual core 3D e rodava o Android Honeycomb. O sistema é a aposta da empresa para o mercado de tablets. Mas a empresa não confirmou quando pretende lançar o novo sistema, que deve ficar para meados de 2011.



A Nokia afirmou que em 2011 os primeiros smartphones com o sistema operacional MeeGo devem chegar aos consumidores finais. O MeeGo é uma plataforma baseada em Linux e criada em parceria com a Intel, fruto da união dos projetos Moblin e Maemo.


Este ano, a empresa criou uma divisão específica para videogames e criou o console Ebox, que deve ser lançado na China já no primeiro trimestre do ano.


A Sony não confirma oficialmente, mas uma mistura de um smartphone com um PlayStation Portable (PSP) parece estar próxima de ser lançada. Algumas fontes já exibiram fotos e vídeos do chamado PlayStation Phone em ação e espera-se que seja apresentado em janeiro, durante a CES (Consumer Eletronics Show).


O Iconia é o notebook da Acer formado por duas telas LCD sensíveis ao toque. As telas touchscreen de 14 polegadas possuem resolução de 1366×768 pixels, protegidas por vidro. O aparelho possui processador Intel i5 2,66 GHz, 2GB de RAM, 320GB de HD, saída HDMI e versões em 3G. O aparelho deve ser lançado em meados de 2011.

Em desenvolvimento desde 2005, os processadores Sandy Bridge devem ser lançados oficialmente em janeiro de 2011 durante a Consumer Electronics Show (CES). Os novos chips têm processo de fabricação de 32 nanômetros e, devem garantir um desempenho próximo ao que faz uma placa de vídeo dedicada.
O novo processador da nVidia, chamado de Kepler, conta com circuitos de 28 nanômetros e será de três a quatro vezes mais rápido que a atual geração de chips Fermi da empresa.  O projeto já está bastante adiantado, mas a produção deve começar só em 2011.