Minas - Seis salas de cinemas têm que se adequar a lei municipal


O projeto obriga os locais a divulgar fotos de pessoas desaparecidas e telefones para denúncias


MONTES CLAROS – As seis salas de cinemas de Montes Claros estão sem condições técnicas de cumprir uma lei aprovada pela Câmara Municipal que obriga a exibição, antes dos filmes, de fotos de pessoas desaparecidas. Apenas um dos espaços é equipado com aparelho de DVD para reproduzir as imagens, enquanto as outras cinco salas precisam de película, o que encarece o material. A lei foi sancionada pela prefeitura no dia 25 e deverá ser publicada hoje.
 

Pelo projeto da vereadora Rita Vieira (DEM), as salas de cinema ficam obrigadas a promover, nas telas de projeção de filmes, a divulgação de fotos de crianças e adolescentes desaparecidas, com seus respectivos nomes e telefone para comunicar o paradeiro. A exibição deve ocorrer antes de iniciar os filmes, junto com os trailers, em prazo mínimo de 30 segundos.
 

O projeto determina que as fotos das crianças e adolescentes sejam providenciadas junto à Fundação para a Infância e Adolescência de Minas Gerais, Vara da Infância e Juventude de Montes Claros, ONGs ou fundações legalmente constituídas que atuem na localização de crianças e adolescentes desaparecidos, assim como na Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e Conselhos Tutelares.