Notícia

Pais de criança com doença respiratória precisam de ajuda


última modificação 17/12/2010 15:15
Lázaro possui a doença Traqueomalácia e a família não tem condições de comprar remédios e assumir os demais gastos com a criança

Assim que completou 1 mês de vida, o pequeno Lázaro, começou a apresentar dificuldades de respiração. Ao inspirar e expirar o ar, Lázaro, principalmente quanto tem crises, apresenta respiração ruidosa.
Os médicos diagnosticaram que a criança que tem hoje 1 ano e 3 meses possui a doença Traqueomalácia.
A Traqueomalácia ocorre quando a cartilagem da traquéia não se desenvolve nem matura na época apropriada, resultando na flacidez da parede da traquéia que deveria ser relativamente rígida.
Geralmente a Traqueomalácia é um problema simples. À medida que a cartilagem cresce, os ruídos respiratórios e a dificuldade respiratória desaparecem. Entretanto a doença pode se agravar e os ruídos se tornarem ainda mais intensos se a criança desenvolver infecção respiratória superior.
Os pais da criança Daniel Fernando da Silva, de 27 anos e Laiane de Cássia Martins, de 17, vêm passando por muitas dificuldades. Ambos desempregados, fica cada vez mais difícil sustentar os gastos da casa com aluguel e contas de água e luz atrasados e ainda comprar os remédios necessários para Lázaro, que precisa fazer nebulização constantemente. O nebulizador, segundo Lázaro, também não funciona mais e quando a criança tem crises, é preciso levá-la de imediato para uma unidade de saúde.
A mãe adolescente Laiane, de acordo com Daniel, faz tratamento no Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS do município. E agora, com aproximadamente 32 semanas de gestação, a família precisa de soluções e condições para dar uma melhor qualidade de vida aos filhos.
O proprietário da casa alugada, onde a família vive, deu 30 dias para que eles desocupassem o local. Daniel disse que começou a construir uma casa na Vila Pontes, no Bairro Santo Antônio, mas não chegou a terminar por falta de recursos. Quem puder contribuir basta entrar em contato com a nossa emissora através do telefone: 3321-8215.