Dengue tem aumento de 300% em Belo Horizonte

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta avanço da doença na capital em 2010, em relação a 2009


Da Redação - 5/01/2011



ARLOS ROBERTO
Dengue
O mosquito Aedes aegypti está se proliferando rapidamente e fazendo mais vítimas
O número de pessoas que contraíram a dengue em Belo Horizonte teve um aumento de 300% em 2010. O avanço da doença na capital foi apontado pelo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) divulgado nessa quarta-feira (5). No ano passado, foram registrados 51.754 casos confirmados, enquanto em 2009 houve 12.911. A prefeitura vai reforçar, nos próximos dias, os mutirões de combate aos focos da doença, já que as chuvas que atingem Belo Horizonte podem causar o surgimento de reservatórios de águas e, consequentemente, de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
 

Para se ter uma ideia do avanço da dengue na capital, em Fortaleza, no Ceará, cidade com número de habitantes semelhante ao de Belo Horizonte, foram registrados, durante o ano passado, 3.792 casos confirmados de dengue. Esse número representa cerca de 7% do total de pacientes contabilizados em BH.
 

A Região de Venda Nova é a que apresentou o maior número de pacientes contaminados, com 11.575 confirmações, seguida pelas regiões Noroeste e Norte. Já os bairros da Centro-Sul registraram a menor quantidade de casos, com 726 confirmações. As mortes causadas pela dengue chegaram a 15, na capital, sendo que, em cerca de 80% dos casos, os óbitos também estavam relacionados a outras enfermidades. Em 2009, não foram contabilizadas mortes na capital causadas pela dengue.
 

A prefeitura realizou 215 mutirões de limpeza contra a dengue em 2010, com a média de mais de um mutirão a cada dois dias. Nas ações foram recolhidas cerca de 4.300 toneladas de lixo e mais de 8.800 pneus. Com a chegada do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde pede à população que fique ainda mais atenta às medidas de prevenção contra a doença e verifique, em casa, se surgiram novos pontos de acúmulo de água.
 

Nos próximos dias, a Secretaria vai realizar mutirões em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). Hoje, as ações acontecem nas regiões próximas aos centros de Saúde Andradas , em Venda Nova, e Itaipu, no Barreiro. Na segunda-feira, o mutirão será realizado na área de abrangência do Centro de Saúde Padre Maia, na Pampulha.
 

Em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, mais de cinco toneladas de lixo já foram recolhidas durante a operação de combate à dengue promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) . A cidade foi incluída na lista dos 24 municípios brasileiros que correm risco de surto da doença, divulgada no final do ano passado pelo Ministério da Saúde.
 

Nessa quarta-feira (5), 44 agentes e três monitores saíram em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti na região do Bairro Santa Helena, onde os índices de infestação registrados no ano passado pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ) foram superiores a 5%, bem acima do 1% considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde.
 

Além do Santa Helena, a operação vai percorrer 11 bairros de Valadares que tiveram índices elevados de infestação nos imóveis: Querosene, Monte Carmelo, Vila Império, Jardim Pérola, Kennedy, Bela Vista, Nossa Senhora de Fátima, Vila Isa, São Raimundo, Asteca e Vila Park Ibituruna. Casas e lotes vagos são alvo de vistorias. No último levantamento, feito em novembro do ano passado, Valadares tinha média de 5,4% de infestação de dengue.