Nasa pretende lançar Discovery ao espaço em fevereiro

O ônibus espacial Discovery fará previsivelmente em 24 de fevereiro sua última viagem ao espaço, depois de a Nasa ter finalmente encontrado soluções aos problemas técnicos que adiaram o lançamento da nave em várias ocasiões.
A agência espacial americana informou nesta terça-feira que o Discovery partirá às 18h50 (horário de Brasília) do dia 24 de fevereiro rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), em sua última viagem ao espaço e em uma das últimas missões do programa de ônibus espaciais da Nasa.
A Nasa teve de atrasar em várias ocasiões o lançamento do Discovery, que estava previsto inicialmente para 5 de novembro passado.
Primeiro foi uma fuga de hidrogênio, depois uma falha elétrica e, posteriormente, a descoberta de fendas no tanque de combustível externo durante o processo de enchimento, quando o ônibus espacial estava pronto para iniciar a missão STS-133.
Após dois meses de análise e vários testes, os engenheiros da Nasa determinaram que o problema era uma combinação de fatores de fabricação e do processo de enchimento do tanque, no qual se introduz combustível líquido, sobretudo oxigênio e hidrogênio a mais de 100 graus negativos.
A solução encontrada foi instalar reforços estruturais, que devem ficar prontos até 23 de janeiro.
"Acredito que finalmente tenhamos uma solução", assinalou John Shannon, diretor do programa, em entrevista