O aumento do nível das águas do Rio Grande, que corta a cidade de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, provocou uma enxurrada que destruiu pelo menos 15 casas no município.

Bom Jardim fica dividida em duas partes por causa de queda de ponte

A ponte faz parte da RJ-116 que liga Bom Jardim a Nova Friburgo.


O aumento do nível das águas do Rio Grande, que corta a cidade de Bom Jardim, na Região Serrana do Rio, provocou uma enxurrada que destruiu pelo menos 15 casas no município. Segundo a Defesa Civil da cidade, há dezenas de famílias desalojadas e desabrigadas e muitas ainda estão isoladas.


A força da água derrubou paredes e chegou a invadir e destruir um supermercado. Pontes e passarelas caíram e deixaram um lado de Bom Jardim isolado do outro. "Não dá para atravessar. Você vê um desespero passando. Mas não tinha nada para fazer", disse um morador.


Desde terça-feira (11), as chuvas na Região Serrana do Rio devastaram os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro, causando muita destruição e a morte de mais de 500 pessoas.


A falta de acesso também dificulta o trabalho dos bombeiros. "Tem locais que nós ainda não conseguimos chegar como São José, Barra Alegre e São Miguel. Não temos condições de chegar do outro lado. Até o momento não sabemos ainda se há vítimas por lá", contou um bombeiro.


Faltam informações também na prefeitura. De acordo com a secretária de Promoção Social da cidade, Regina Monnerat, ainda não existem números exatos sobre quantas pessoas estão desalojadas e desabrigadas em Bom Jardim. "Não temos o total, mas tem muita gente", disse a secretária.


A enxurrada destruiu também o principal acesso do município com outras cidades da região, uma ponte na RJ-116. Com isso, o tráfego segue interrompido e os motoristas são obrigados a dar meia volta naquela localidade.