RJ: Caveirão e 'Transformers' serão usados em ocupação policial


06 de janeiro de 2011


Blindados como Caveirões e 'Transformers' serão usados pelas forças policiais durante a ocupação de comunidades do Engenho Novo, zona norte do Rio, prevista para esta quinta-feira. Como nas últimas ocupações, cerca de 150 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope) com o apoio do Batalhão de Choque (BPChoque), 3º BPM (Méier) e 6º BPM (Tijuca) farão parte da ação. O governador Sérgio Cabral anunciou a nova UPP durante uma cerimônica na manhã de quarta-feira, na Cidade de Deus, zona oeste.
As tropas do Bope começarão a retomada do território dos Morros do Sampaio, São João, Matriz e Quieto a partir desta quinta. A ocupação faz parte da segunda etapa de pacificação da zona norte. Em uma terceira etapa, ainda sem data divulgada, serão beneficiados os Morros do Encontro e da Cachoeirinha.
"Ocupamos o Morro dos Macacos e agora viramos para o outro lado. É uma alegria muito grande para mim, que nasci no Engenho Novo, ali próximo. E é uma alegria muito grande também saber que o povo daquela região, a partir de amanhã, começa a ter a sua UPP instalada com a entrada do Bope nessas duas comunidades", disse Cabral.
A intenção do governo do estado do Rio é pacificar 40 comunidades dominadas por traficantes ou por milicianos até o fim de 2014. As Unidades de Polícia Pacificadora já beneficiam moradores do Andaraí, Batan, Borel, Chapéu Mangueira/Babilônia, Cidade de Deus, Formiga, Pavão-Pavãozinho, Providência, Salgueiro, Santa Marta, Tabajaras/Cabritos e Turano. Os complexos do Alemão e da Penha já foram pacificados, mas ainda não contam com uma UPP.
Ainda na manhã de quarta, foi inaugurada uma agência do Bradesco na Cidade de Deus. Segundo o governo do estado, após a instalação das UPPs, o poder público e a iniciativa privada têm entrado com ações e projetos sociais, culturais e de desenvolvimento econômico em algumas comunidades.
Queda de helicóptero e morte de PMs em 2009
Em 2009, mais precisamente no dia 17 de outubro, um intenso tiroteio no Morro dos Macacos terminou com a queda de um helicóptero da polícia, que foi atingido por disparos feitos por traficantes. Três policiais morreram com a explosão da aeronave.