Saiba como será a cerimônia de posse de Dilma


A presidente eleita, Dilma Rousseff, e seu vice, Michel Temer, tomam posse neste sábado (1º). O evento está marcado para as 14h e começa com a sucessora de Lula embarcando no Rolls Royce presidencial, em frente à Catedral de Brasília, para o desfile em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional. 

Tradicionalmente, o presidente desfila ao lado do cônjuge pela Esplanada dos Ministérios. No entanto, Dilma é divorciada. Ela poderia ir sozinha, mas na véspera da posse optou por desfilar acompanhada pela filha única, Paula. Temer segue o desfile em outro carro, que vai logo atrás do da presidente eleita, ao lado da mulher Marcela. 


Confira  a programação do dia da posse 

14h10
 - Dilma sairá da Catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional a bordo do Rolls Royce presidencial. 

14h30 - Cerimônia no Congresso Nacional. Na presença de autoridades, a presidenta eleita e seu vice-presidente, Michel Temer (PMDB), serão empossados. 

16h - Dilma e Temer deixarão o Congresso a bordo do Rolls Royce em direção ao Palácio do Planalto. 

16h30 - Serão recebidos na rampa do Palácio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, Lula irá transmitir a faixa à presidente eleita. 

17h - Dilma discursará no parlatório do Planalto. 

18h30 - A presidente oferecerá um coquetel no Palácio do Itamaraty para autoridades e missões estrangeiras enviadas especialmente para a posse.
 Shows no dia de posse

Quem for à posse de Dilma vai poder aproveitar de uma extensa programação cultural preparada especialmente pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP). Nomes como das cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart´nália e Zélia Duncan já estão confirmados. As apresentações terão entrada franca, começam às 10h e vão até as 21h, na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A festa vai comemorar também a posse do Governo do Distrito Federal (GDF).
Das 10h até o meio-dia, haverá apresentações de grupos infantis, com mamulengo e pernas de pau. Já os shows musicais, também começam às 10h e vão até as 14h, divididos em quatro tendas montadas na Esplanada, que homenageiam as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. No encerramento dessas apresentações, os artistas se unirão em um só cortejo cívico-cultural, que irá saudar a presidenta Dilma Rousseff, entoando o Hino Nacional Brasileiro.
Após a cerimônia da posse, propriamente dita, das 18h30 às 21h, será a vez do show “Cinco ritmos do Brasil”, com as cantoras Elba Ramalho, Fernanda Takai, Gaby Amarantos, Mart´nália e Zélia Duncan, no palco Centro-Oeste, localizado na Praça dos Três Poderes.
Simultaneamente à festa da posse presidencial, haverá também um palco na Esplanada dos Ministérios onde será celebrada a posse do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. O palco GDF receberá atrações de Brasília, São Paulo e Pernambuco.