Notícia

Terremoto de 6,9 graus na escala Richter atinge o Chile

03/01/2011


Tremor aconteceu na mesma região destruída por um terremoto seguido por um maremoto em 2010



Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter atingiu seis regiões do centro e do sul do Chile neste domingo (2). Segundo o Instituto de Sismologia da Universidade do Chile, o epicentro foi sob o mar, a 134 quilômetros ao oeste de Tirúa. O tremor aconteceu às 17h20 do horário local (18h20 de Brasília).

Às 18h10 do horário local (19h10 de Brasília), uma réplica de 5,1 graus na escala Richter sacudiu as regiões afetadas, indicou o órgão. O epicentro desse novo sismo foi a 73 quilômetros ao oeste de Tirúa e a cerca de 600 ao sudoeste de Santiago, no limite das regiões de Bio Bio e Araucanía. 

De acordo com os organismos oficiais chilenos, o primeiro terremoto atingiu as regiões de O'Higgins e Maule, no centro do país, e Bio Bio, Araucanía, Los Rios e Los Lagos, no sul, cujos habitantes ainda lembram o terremoto que devastou parte do território chileno em 27 de fevereiro de 2010

Algumas praias de Bio Bio, lotadas de turistas, foram evacuadas pelas autoridades diante da possibilidade de um tsunami, o que foi descartado em seguida pelo Serviço de Hidrologia e Oceanografia da Marinha do Chile. Em algumas localidades litorâneas de Araucanía, moradores se dirigiram às colinas por temer um eventual maremoto. No terremoto de fevereiro do ano passado, regiões da costa chilena foram devastadas pela invasão da água do mar.
Apesar de não haver nenhum registro de vítimas até o momento, o Escritório Nacional de Emergência disse que o tremor provocou alguns cortes de energia elétrica e de comunicações telefônicas em algumas localidades das regiões afetadas.
Desde a madrugada deste domingo uma sequência de tremores de magnitudes entre 3,2 e 4,7 graus na escala Richter sacudiram o litoral de várias regiões do país, incluindo as afetadas pelo último terremoto.