Uma discussão entre um passageiro e um motorista de ônibus terminou em morte anteontem, por volta das 22h, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

18/01
Motorista é fuzilado ao volante


FOTO: FOTOS ALEX DE JESUS
Condutor tinha 40 anos e trabalhava na linha 6260




Uma discussão entre um passageiro e um motorista de ônibus terminou em morte anteontem, por volta das 22h, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. O assassino se desentendeu com o motorista ao embarcar, na BR-040. Minutos depois, ele desceu do coletivo, atirou contra o condutor e fugiu. A Polícia Civil não tinha pistas do assassino até a noite de ontem.
Segundo a Polícia Militar, Ismael Marques de Oliveira, de 40 anos, dirigia um ônibus da linha 6260 (Venezia/Belo Horizonte) e foi atingido por um tiro na cabeça, enquanto aguardava o embarque e desembarque de passageiros, próximo ao bairro Água Branca.
Dois cobradores da Viação Transimão ainda tentaram socorrer Oliveira. Um deles conduziu o ônibus até a avenida Vereador Cícero Idelfonso, no bairro João Pinheiro, região Noroeste de Belo Horizonte, onde o motorista foi carregado até uma viatura da PM e conduzido ao Hospital Alberto Cavalcanti. Ele morreu ao dar entrada no pronto-socorro.
Um dos cobradores, que preferiu não ser identificado, contou que Oliveira discutiu com o assassino quando ele entrou no ônibus. "O cara estava no meio da rodovia quando deu sinal. Ao entrar, ele reclamou com o Oliveira por causa da manobra feita para parar no ponto de ônibus e perguntou se o motorista tinha a intenção de atropelá-lo", contou. O motorista tentou se explicar, mas a discussão terminou com ameaças dos dois lados. Oliveira teria dito que "Qualquer coisa nós resolvemos na porrada", enquanto o passageiro nervoso rebateu dizendo aos gritos que o motorista não sabia com quem estava mexendo.
Cobradores e motoristas afirmaram à reportagem que atritos verbais com usuários são comuns. Um cobrador que trabalhou com Oliveira disse que o motorista sempre respondia da mesma maneira, mas nunca brigou com algum usuário.
A frieza do assassino chamou a atenção dos dois cobradores que estavam no ônibus. Após a discussão, o homem, que tinha embarcado no bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, passou pela roleta, pagou a passagem e se sentou como se nada tivesse acontecido. Quando o ônibus parou próximo ao Água Branca, o assassino desceu, deu a volta no ônibus, sacou um revólver e efetuou vários disparos.
Funcionários também contaram que a reclamação de usuários com relação à parada no ponto é frequente. "Os passageiros da rodovia não entendem que o motorista precisa parar no acostamento, não dá para ficar na pista", explicou um cobrador.

Revolta
Na manhã de ontem, na garagem da empresa Transimão, os funcionários que chegaram para trabalhar se assustaram com a notícia trágica. Aqueles que conheciam Ismael Marques de Oliveira demonstraram abatimento. Todos disseram que o colega era uma boa pessoa e bom profissional. "Todo mundo queria trabalhar com ele", disse um cobrador. Quem não conhecia o motorista ficou exaltado e reclamou. "Foi uma covardia, quem trabalha à noite é refém da falta de segurança", disse um condutor.