Após duas mortes no Baldomero, detento é encontrado morto enforcado no Cyridião Durval 02/02/11


A crise no sistema prisional de Alagoas ganhou um novo capítulo na tarde desta terça-feira (1º), quando um detento do presídio Cyridião Durval, em Maceió, foi encontrado morto. A informação foi confirmada pela Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp).
O preso - que ainda é mantido em sigilo até que a família seja comunicada - foi encontrado morto no banheiro coletivo do módulo três. Ele estava pendurado pelo pescoço por lençois.
Ainda segundo a Igesp, o detento foi encontrado morto por volta das 17 horas, quando agentes penitenciários realizavam procedimento diário de trancamento das celas. O Instituto de Criminalística já foi acionado e vai fazer a perícia da morte. O promotor da Vara de Execuções Penais, Cyro Blater, também está no presídio para acompanhar a apuração do caso.
Terceira morte
Essa é a terceira morte dentro do sistema prisional alagoano. No domingo (30), dois presos foram encontrados mortos com marcas de enforcamento e perfurações no presídio Baldomero Cavalcante. Dois dias antes, o Ministério Público já havia denunciado que presos foram torturados e baleados por agentes penitenciários durante início de rebelião no último dia 21.
Nesta segunda-feira, a Igesp afastou os três diretores do Baldomero: o diretor-geral, Diego Dardeno, o diretor de disciplina, Wallace de Jesus, e o diretor administrativo, Alex Sandro Silva. No lugar deles assumiu, por 30 dias, o diretor de disciplina da Igesp, Glauber Melo.