Dez atropelados por dia em Belo Horizonte


Avenida Cristiano Machado é a via mais perigosa e onde ocorreram mais atropelamentos


Pelo menos dez pessoas são atropeladas todos os dias em Belo Horizonte e na Grande BH. De acordo com levantamentos do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII (HPS), em janeiro passado, uma média de oito pessoas vítimas de atropelamento foram atendidas todos os dias. No mesmo mês, o Hospital Risoleta Neves, em Venda Nova, recebeu uma média de duas pessoas vítimas de acidente.

Somente o HPS, em janeiro passado, atendeu 238 pessoas. Em 2010, foram 2.645 vítimas contra 2.702 atendimentos em 2009. No Risoleta Neves, que, além da Região Norte da capital, recebe demandas de 11 municípios, apenas em janeiro foram atendidas 58 pessoas. No ano passado, foram 887 casos, contra 1.029 vítimas de atropelamento em 2009.

Curiosamente, embora Belo Horizonte possua uma frota estimada em torno de 1,3 milhão de veículos, tanto a BHTrans como o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) não dispunham nesta terça-feira (1º) de estatísticas atualizadas sobre o número de atropelamentos na cidade. Por outro lado, levantamento estatístico detalhado realizado na capital mineira pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) comprova que a Avenida Cristiano Machado é a via mais perigosa e onde ocorreram mais atropelamentos. Entre os meses de janeiro e outubro do ano passado, 116 pessoas foram atropeladas ao longo da Cristiano Machado, número 17,73% inferior aos 141 atropelamentos registrados em igual período de 2009.

Para o comandante do BPTran, tenente-coronel Roberto Lemos, a maior causa de atropelamento ocorre pelo fato de os pedestres ignorarem passarelas e se arriscarem nas pistas duplas nas proximidades do Minas Shopping.
Segundo o oficial, além de não utilizarem as passarelas, muitos pedestres atravessam a avenida falando ao celular e sem a devida atenção.

Outros grandes corredores de tráfego, as avenidas Amazonas e Antônio Carlos, aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente, em casos de atropelamento. A Afonso Pena, principal avenida de BH, aparece em quarto lugar. No período de janeiro a outubro do ano passado, 85 pessoas foram atropeladas ao longo da via. O número é 14,86% superior às 74 vítimas de atropelamento na avenida em