Estiagem castiga lavouras e faz 17ª cidade do RS decretar emergência 02/02/11

Produtores rurais são os mais afetados pela seca

A Prefeitura de Rio Grande (a 317 km de Porto Alegre) decretou situação de emergência na área rural da cidade, nesta terça-feira (1°), em função da forte estiagem. A seca que afeta a cidade provoca perdas significativas nas lavouras e na criação de animais. As informações são do Correio do Povo.
Para tomar a decisão, o prefeito levou em consideração os laudos técnicos apresentados pelas secretarias municipais. A escassez de chuvas tem causado inúmeros prejuízos aos agricultores, que sofrem com pesadas dívidas financeiras. A partir do decreto, fica confirmada a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil. O documento dá ainda a possibilidade de começar obras emergenciais sem a necessidade de licitações. 

Desde o começo de dezembro, equipes da Secretaria Municipal da Agricultura estão auxiliando de forma intensa os produtores rurais com a abertura de poços na zona rural da cidade. Ao todo, já são 17 o número de cidades que entraram em estado de emergência devido à seca no Rio Grande do Sul.

As cidades que decretaram situação de emergência são:  Aceguá, Bagé, Candiota, Cerrito, Dom Pedrito, Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedras Altas, Pedro Osório, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Rosário do Sul, Santana do Livramento, São Pedro da Serra e Tavares.