Governo ocupará Santa Teresa, no Rio, para instalar UPP 02/02/11

Rio - O governador Sérgio Cabral Filho anunciou hoje que até segunda-feira todas as favelas do bairro de Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro, serão ocupadas pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) para a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade do bairro. "Santa Teresa é uma das regiões mais queridas do Rio, um bairro que merece todo o nosso carinho. Entraremos na comunidade até segunda-feira", disse o governador. Cabral não esclareceu quantas comunidades vai ocupar, pois além dos morros dos Prazeres e do Fallet, as comunidades da Coroa e do Fogueteiro, respectivamente nos bairros do Catumbi e Rio Comprido, também tem parte de seus territórios em Santa Teresa, um dos bairros mais visitados por turistas na cidade.
A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro informou que não tinha a informação sobre a futura ocupação. Na semana passada, Cabral anunciou a instalação da UPP nas favelas de Santa Teresa e no Complexo do São Carlos (composto pelas favelas do São Carlos, Mineira, Zinco e Querosene). A futura ocupação foi divulgada após a fachada da sede da prefeitura do Rio ter sido atingida por tiros disparados por traficantes do São Carlos, em represália a uma operação policial. Na ocasião, um helicóptero da TV Globo também foi atingido por disparos e fez um pouso forçado.
Os morros de Santa Teresa são dominados pelo Comando Vermelho. Já o Complexo do São Carlos e os morros da Coroa e Mineira são ligados à facção Amigos dos Amigos. Hoje, mais de 200 mil pessoas vivem nas comunidades onde já estão instaladas 15 UPPs. A última inaugurada foi a UPP dos morros São João, Quieto e Matriz, no Engenho Novo, cuja população é estimada em 12 mil moradores pelo governo do Estado.
Prisões
A Polícia Civil do Rio cumpriu hoje 23 dos 52 mandados de prisão contra traficantes que atuavam no conjunto de favelas do Complexo de Madureira, na zona norte. Os criminosos seriam ligados à facção criminosa Comando Vermelho, que dominava o Complexo do Alemão (zona norte). Não houve troca de tiros. Na ação, os agentes apreenderam um fuzil de uso exclusivo das Forças Armadas, uma submetralhadora 45 e munições para vários calibres, no Morro do Cajueiro, além de dois motores de carros. Um adolescente foi apreendido. De acordo com a investigação, desde outubro de 2010, a quadrilha tenta invadir o Morro da Serrinha, também em Madureira, que é dominado por uma facção rival.
Alguns mandados de prisão eram contra traficantes do Complexo do Alemão, que se refugiaram nas favelas de Madureira. Seis mandados eram contra traficantes que já estavam encarcerados. Um dos presos hoje é Heitor Sinval Vasconcelos de Lima, de 57 anos, apontado como um dos fornecedores de armas para o Comando Vermelho. Ele seria padrinho de uma das filhas do traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, que chefia o tráfico no Morro da Mangueira. Lima foi detido em casa, no bairro nobre de Piratininga, na região oceânica de Niterói (região metropolitana do Rio). Ele negou todas as acusações e disse que trabalha como corretor imobiliário.