Nasa lança nave Discovery pela última vez

Ônibus espacial vai ser aposentado depois de uma missão de 11 dias na ISS

A Nasa (agência espacial dos EUA) lançou nesta quinta-feira (24) a nave Discovery pela última vez. Depois de uma viagem de 11 dias com destino à ISS (Estação Espacial Internacional), a nave, que está em operação desde 1984, vai ser aposentada.



Seis astronautas estão a bordo desse ônibus espacial, que é o que viajou mais para o espaço. O veículo já percorreu 230 milhões de km em 352 dias no espaço, um recorde para esse tipo de nave – essa é a 35ª missão do Discovery. 
O lançamento do Discovery foi uma verdadeira novela. Problemas técnicos fizeram com que o procedimento fosse adiado oito vezes. O lançamento, inicialmente previsto para 1º de novembro do ano passado, foi adiado primeiro por um vazamento de hidrogênio, depois por uma falha elétrica e, mais tarde, por fendas que foram detectadas no tanque de combustível externo.




O objetivo dessa missão é levar o módulo de carga multifuncional Leonardo, projetado para ser anexado de forma permanente à estação, facilitando a realização de experimentos científicos. 



O Discovery também levará em seu compartimento de carga o Robonaut 2, o primeiro robô humanoide enviado ao espaço, que será hóspede permanente do complexo e ajudará os astronautas em suas tarefas.

Apesar de protestos de especialistas, os ônibus espaciais norte-americanos serão aposentados por questões de orçamento, custos e segurança – em 2003, um acidente com a nave Columbia, que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra, matou sete astronautas. Em 1986, a Challenger explodiu logo após o lançamento, também matando sete pessoas. 

Mas o governo do país ainda não conseguiu definir um programa para a substituição dessas naves – uma das alternativas deve ser o incentivo para que empresas privadas se encarreguem de desenvolver veículos para missões espaciais. 
Depois do fim dessas naves, os EUA vão depender das russas Soyuz para levar seus astronautas à estação espacial até que um lançador americano fique pronto, algo que não deve acontecer até 2015.

O adiamento do lançamento da Discovery obrigou a atrasar também o último voo do Endeavour, previsto agora para 19 de abril. Além disso, a Nasa decidiu realizar uma viagem extra do Atlantis (que já tinha sido aposentado) em 28 de junho.