Pai das gêmeas suíças desaparecidas diz em carta que matou as filhas


Homem matou-se na noite de 3 de fevereiro, atirando-se na linha do trem na estação de Cerignola


AFP
Alessia Livia
Imagem distribuída pela polícia mostra as gêmeas Livia e Alessia, que estão desaparecidas


LAUSANE - Matthias Schepp, pai das gêmeas suíças desaparecidas, confessou tê-las matado, em uma carta datada em 3 de fevereiro e enviada à mãe das meninas de Bari, sul da Itália, anunciando em seguida que pretendia suicidar-se, indicou nesta sexta-feira (11) a polícia suíça.

A polícia descreveu Schepp como uma "pessoa desesperada".

O pai das gêmeas matou-se na noite de 3 de fevereiro, atirando-se na linha do trem na estação de Cerignola.

"Os investigadores da polícia suíça foram informados, na terça-feira, 8 de fevereiro, que o pai das gêmeas enviou oito cartas de Bari à sua mulher, segundo os correios", declarou o porta-voz da polícia do cantão de Vaud, Jean-Christophe Sauterel.

Sete das cartas despachadas por ele também continham dinheiro, num total de 4,400 euros.

"O último envelope, com data de quinta-feira, 3 de fevereiro, continha uma carta na qual o pai declara ter matado as duas filhas e revelando que está em Cerignola, onde pretendia se matar", indicou Sauterel.

"Ele afirma na carta que as meninas não sofreram e descansam em paz", acrescentou o porta-voz.

As operações de busca das crianças já duram 12 dias.

"Provavelmente, as crianças estão na Córsega", estimou Sauterel, referindo-se a um dos últimos locais visitados por Schepp antes de morrer.

As buscas concentram-se na região noroeste da ilha francesa, onde o pai das meninas ficou hospedado.

As polícias da Suíça, França e Itália estão mobilizadas na macabra procura pelas irmãs, cujo desaparecimento foi denunciado depois que Matthias Schepp não retornou para a Suíça com as filhas em 30 de janeiro.

Ele se matou quatro dias depois. A atitude de desespero seria uma reação ao pedido de separação da mulher, Irina Lucidi, e à disputa pela guarda das filhas do casal.

Na quinta-feira, os investigadores revelaram que, após examinar o computador de Schepp, descobriram que ele havia consultado diversos sites sobre suicídio, envenenamento e armas de fogo.

Nenhuma arma foi encontrada em sua casa.

"Estamos lidando com uma pessoa extremamente meticulosa que planejou um número de coisas, incluindo sua viagem à Córsega", disse Sauterel.

A família de Irina Lucidi diz que Shcepp, de 43 anos, sofria de esquizofrenia.

O jornal suíço 24 Heures informou que ele estava recebendo tratamento psiquiátrico, mas não havia sinais de que representasse uma ameaça às filhas - ao contrário, era descrito como um pai amoroso e dedicado.