Tiririca vai para comissão de educação e Romário fica com esportes

Deputados celebridades conseguem destaque nas comissões permanentes da Casa



O ex-jogador de futebol e deputado federal Romário (PSB-RJ) estreia sua trajetória parlamentar com prestígio. Seu partido irá indicá-lo para primeiro vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, onde pretende acompanhar o andamento das obras para a Copa do Mundo de 2014. Outro deputado-celebridade que já tem lugar garantido como titular de uma comissão permanente é Tiririca (PR-SP)



Romário já havia formalizado o desejo de integrar a comissão de esportes em seu primeiro pronunciamento como deputado. Na ocasião, o carioca - pai de uma criança com Síndrome de Down, a caçula Ivy - disse que também pretende atuar na luta por direitos de portadores de necessidades especiais.

- A vida me deu oportunidade de aprender sobre esse tema e de me tornar, com esse aprendizado, um sujeito mais alegre, tolerante e paciente.

Novo membro da Comissão de Educação e Cultura, Tiririca foi o deputado mais votado nas eleições de 2011, recebendo 1,3 milhão de votos, mas enfrentou um processo para provar que não era analfabeto.

A assessoria do PR confirma a indicação de Tiririca, mas os nomes que integrarão todas as comissões permanentes da Câmara só serão oficializados na terça-feira (1º), quando líderes se reúnem para fechar acordo sobre a presidência dos grupos. O palhaço também pleiteia ser suplente na comissão da qual o colega Romário será vice-presidente, a de Turismo e Desporto.

Outro esportista ganhará destaque na Câmara. O ex-pugilista Popó (PRB-BA) é confirmado pelo seu partido como presidente da Frente Parlamentar do Esporte. O relançamento da frente deverá ocorrer no início do próximo mês, segundo assessoria do PRB.

Já o ex-BBB Jean Wyllys (PSOL-RJ) quis fugir das comissões disputadas pelos colegas famosos e será titular da Comissão de Finanças e Tributação

- A fonte da violação dos direitos humanos no Brasil é a falta de recursos para habitação, segurança, educação de qualidade, saúde. É lá na Comissão de Tributação e Finanças que eu vou conseguir perceber as distorções tributárias e as injustiças fiscais que não asseguram, por exemplo, recursos para essas áreas.

Jean também será suplente da Comissão de Legislação Participativa e da de Direitos Humanos e Minoria, onde pretende lutar pelo casamento civil de casais homoafetivos.