Secretário de saúde diz que chegada de dengue tipo 4 em Minas é inevitável

Em audiência pública nesta quinta-feira (19) para discutir os dados sobre o combate da dengue em Minas Gerais, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, afirmou que a chegada do vírus tipo 4 no Estado será inevitável. A afirmação foi justificada pela proximidade de Minas com São Paulo e Rio de Janeiro, onde já foram registrados casos da doença. O alerta maior é para o risco de aumento de ocorrências a partir do mês de outubro, quando começa o período chuvoso.
O secretário admitiu ainda que os esforços feitos pelas esferas municipais, estaduais e federais não tem sido eficientes para erradicar a doença e que isso só deve ocorrer após o desenvolvimento da vacina, prevista para daqui a cinco ou seis anos.
De acordo com dados apresentados pela secretaria na audiência, ocorrida na Assembleia Legislativa, neste ano foram registrados 35 mil casos da doença, contra 239 mil no mesmo período de 2010. O ano passado foi o que teve maior número de ocorrências de dengue desde 1993. Foram registradas 105 mortes em decorrência da dengue. Este ano, quatro pessoas morreram em função da dengue em Minas. Entre janeiro e meados de maio deste ano, o número de casos da doença caiu 85%, em relação a igual período do ano anterior.  
Para 2011, segundo o secretário Antônio Jorge, os gastos com saúde em Minas devem chegar a R$ 3 bilhões.
 


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..