Mineiros se preparam para eclipse da lua


Também nesta quarta o Observatório Astronômico Frei Rosário da UFMG estará aberto ao público


MARCELO PRATES
Eclipse
Lua nascerá ao leste e poderá ser vista no horizonte, projetando tamanho maior que o normal
Um eclipse da lua poderá ser visto parcialmente em Minas Gerais nesta quarta-feira (15), a partir das 18 horas. O fenômeno deve ser melhor observado depois do pôr-do-sol. A lua nascerá cheia, mas estará totalmente sombreada no momento que nascer. Depois disso, a sombra da terra sairá aos poucos.

O eclipse vai ocorrer em sua plenitude, ou seja, poderá ser acompanhado integralmente no Oceano Índico, Índia, África Oriental, na maior parte da Ásia e em partes da Europa.

Quando a lua surgir no céu, terá a coloração alaranjada, devido à poluição da atmosfera da terra. Com a recente atividade do vulcão Puyehue, no Sul do Chile, espera-se que a cor da Lua durante o eclipse atinja um tom mais escuro. Este será o único eclipse lunar visível no país neste ano. Outro eclipse lunar ocorrerá em 10 de dezembro, mas só quem estiver nas imediações da Austrália o verá.

Também nesta quarta o Observatório Astronômico Frei Rosário da UFMG estará aberto ao público. Escolas ou grandes grupos de visitantes devem comunicar a ida, com antecedência, pelo telefone (31) 3409-5679. Segundo o coordenador do Grupo de Astronomia da UFMG, professor Renato Las Casas, a programação inclui aulas multimídia, laboratório interativo, observações da lua e de saturno, “e o que mais for do interesse do visitante”.

O professor destaca que a lua nascerá para nós quando mais da metade do eclipse já tiver ocorrido. “Se por um lado perderemos grande parte do espetáculo, por outro, permitirá ver o eclipse com a lua bem próxima à linha do horizonte. A ilusão que temos que a lua é maior quando a vemos próxima ao horizonte será um fator que contribuirá para aumentar a beleza do fenômeno”, diz Renato Las Casas.


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..