Ala de hospital é isolada devido à contaminação por bactéria resistente em Alfenas


Uma ala do Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas, no Sul de Minas Gerais, está isolada devido à contaminação por uma bactéria resistente. De acordo com a administração da unidade de saúde, a infecção hospitalar é causada pela bactéria “Acinetobacter baumannii” e quatro pacientes foram contaminados e isolados.
A contaminação foi descoberta na enfermaria da clínica médica do hospital, onde existem 38 leitos. Entre os contaminados, dois foram infectados e nos outros dois a bactéria está coloniza, ou seja, os pacientes ainda não apresentaram nenhum sintoma.
Segundo a unidade de saúde, os dois pacientes infectados receberam antimicrobiano específico guiado por cultura, sendo que um deles morreu, mas não pela bactéria, e sim pela patologia de base.
Conforme os médicos do hospital, como a “Acinetobacter baumannii” não faz parte do perfil microbiológico da instituição, acredita-se que a bactéria foi introduzida na unidade de saúde por meio de um paciente colonizado ou infectado.
Em nota, a administração do Hospital Universitário Alzira Velano informou que a infecção hospitalar já está sob controle e que os leitos devem começar a ser reabertos a partir da próxima segunda-feira (26). Ainda de acordo com o hospital, a Secretária de Saúde do Município de Alfenas foi informada da situação e das medidas realizadas no setor infectado assim que foi detectado o surto.

A bactéria
“Acinetobacter baumannii” é a bactéria "Gram negativa" e frequentemente coloniza a pele humana, principalmente em dobras.
A bactéria é encontrada na pele em até 20% e na cavidade oral em até 7% das pessoas sadias, havendo aumento das taxas em pacientes hospitalizados e profissionais de saúde. Além disso, também pode ser localizada em escarro, urina, fezes, conjuntiva, secreções vaginais e sítio de traqueostomia.
Popularmente, a bactéria pode ser classificada como germes oportunistas e que aproveitam de falhas do sistema imunológico para causar infecção.
 
Comentários


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..