Nasa vai enviar sonda de alta tecnologia para explorar Marte

Sonda deve ser lançada no dia 25 e chegar ao destino em agosto de 2012



FOTO: NASA/ASSOCIATED PRESS
Laboratório. O veículo de exploração do solo marciano, Curiosity, foi desenvolvido por engenheiros da Nasa
Nova York, EUA. A agência espacial norte-americana Nasa anunciou nessa quinta-feira que prepara o lançamento, no final de novembro, do maior e mais caro veículo de exploração já construído para detectar qualquer indício de vida (passada) em Marte.

O dispositivo, cujo nome formal é Curiosity, é um veículo de alta tecnologia de US$ 2,5 bilhões equipado com câmeras de vídeo e sofisticadas ferramentas móveis para analisar as rochas do solo marciano.

O lançamento da sonda, de 899 kg, está previsto para o dia 25 de novembro, às 15h21 GMT (13h21 Brasília), da base da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida. "Este é o sonho de todo cientista especializado em Marte", afirmou Ashwin Vasavada, encarregado do projeto Laboratório de Ciência sobre Marte (MLP, na sigla em inglês).

A sonda explorará a cratera Gale, situada no sul de Marte, onde há uma ampla variedade de solos e o relevo permite o deslocamento do veículo. Antes de chegar a Marte, a sonda deverá realizar uma viagem de 570 milhões de km, que exigirá oito meses e meio, para pousar no planeta em agosto de 2012.

A Nasa considera que esta nave é um marco na exploração de Marte, que começou com o envio da Viking, em 1976, e que deve culminar com uma missão tripulada, por volta de 2030. Além de detectar indícios de vida no passado do planeta, a sonda analisará as condições para a futura presença humana em Marte.

A sonda tem uma vida útil prevista de dois anos, mas a Nasa espera que, tal como outras naves no passado, o dispositivo permaneça em atividade por muito mais tempo.

Rússia não consegue fazer contato com nave em órbita
Moscou, Rússia. As novas tentativas de estabelecer contato com a sonda interplanetária russa Phobos-Grunt, que permanece na órbita terrestre, não deram nenhum resultado, declarou ontem um representante do setor aeroespacial russo, que pediu anonimato.

A fonte acrescentou que continuarão os esforços para estabelecer contato com a nave com ajuda das estações de acompanhamento da Nasa e da Agência Espacial Europeia que se encontram na América do Sul e na Austrália.

Um falha impediu que a sonda espacial seguisse rumo a Marte. Ela ficou presa em órbita na quarta-feira após falhas no equipamento e causa preocupação, pois pode se espatifar e liberar toneladas de combustível muito tóxico na Terra, a menos que engenheiros consigam colocá-la no rumo correto.

A missão da sonda é aterrissar na lua Phobos, de Marte, coletar amostras do solo e retornar à Terra.
Comentários


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..