Moradores contam prejuízos causados pelo temporal em Manhuaçu mg

 
 

Apesar de haver registros de problemas em todos os bairros, os maiores danos provocados pelos fortes ventos da tempestade da noite de quarta-feira, 28, estão concentrados entre os bairros Nossa Senhora Aparecida, Bom Jardim, São Jorge, Santa Luzia, Lajinha, Vila Deolinda, Ponte da Aldeia, Sagrada Família, Todos os Santos e Santo Antônio. Nessa parte da cidade de Manhuaçu há centenas de casa que tiveram telhas arrancadas ou quebradas, paredes destruídas, árvores e placas quebradas. Nesta quinta-feira, moradores e empresários contam prejuízos e tentam recuperar seus bens.
VENTOS FORTES
Com o amanhecer é que foi possível visualizar a dimensão dos estragos. Em bairros como o Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, Sagrada Família e na rua Júlio Bueno, centenas de casas estão com telhados parcialmente danificados. Em alguns imóveis, foi toda a cobertura arrancada.
Muitos moradores relatam que ficaram até a madrugada carregando móveis. Em algumas ruas, a eletricidade só foi reestabelecida quase cinco horas depois do temporal. Houve muitos casos em que telhas e árvores arrebentaram redes de distribuição de energia.
PLACAS
Em vários locais, placas de empresas, outdoors e muros foram derrubados com a força dos ventos. Na sede do 11º Batalhão de Polícia Militar e no trecho da BR-262 entre o cemitério e a Ponte da Aldeia, dezenas de árvores foram quebradas. Alguns chegaram a ser arrancadas com a raiz.
No trevo do cafeicultor na BR-262, uma revenda de automóveis teve a placa e toda a frente de vidro temperado destruídos. No mesmo local, folhas de palmeiras e galhos de árvores obstruíram a rodovia federal.
No cemitério municipal, a cobertura da escadaria principal foi abaixo com os fortes ventos.
BAIRRO LAJINHA
O acesso ao bairro Lajinha teve que ser totalmente interrompido pela rua José Tertuliano Hott. O local em que a prefeitura começou a abrir a rua e a retirar algumas pedras em setembro já estava ameaçado. Com as chuvas, parte do barranco cedeu e fechou a via.
Máquinas e caminhões da Prefeitura de Manhuaçu fizeram a retirada dos galhos e lama. O local corre risco de novos deslizamentos. Moradores reclamam da demora em solucionar o problema e criticam os sérios transtornos causados pela lama no local.
DEFESA CIVIL
Durante toda a noite e manhã desta quinta-feira, equipes da Secretaria de Obras auxiliaram na retirada de árvores e galhos. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também atuaram em dezenas de atendimentos.
O Prefeito Renato Cezar Von Randow e o Secretário de Obras José Maria Dornelas percorreram os principais pontos atingidos. “Nós colocamos máquinas e operários para fazer a limpeza das ruas e reparos em locais que há mais problemas. Estamos também muito preocupados com a quantidade de bueiros entupidos e o risco de novas chuvas. Já determinei que a Defesa Civil providencie telhas para as casas que foram atingidas e lonas para locais de maior risco, principalmente barrancos”, explicou o Prefeito Renato Cezar.
Segundo ele, a tempestade num intervalo de duas horas acompanhada de ventos muito fortes provocou danos em todo o município. “É visível que os problemas estão mais intensos em alguns bairros, mas estamos deslocando equipes para tentar atender o mais rápido possível. Infelizmente, são muitos problemas ao mesmo tempo. Podem ter certeza que estamos fazendo de tudo”, garantiu.
Engenheiro e equipes de apoio já estão avaliando locais mais críticos. Cinco famílias tiveram que deixar suas casas no bairro Santa Luzia.
Carlos Henrique Cruz - Fotos Carlos Henrique / Rodrigo Baia / Fabrício Barbosa / Tamy Fernandes / Ingrid Pimentel / Izanete Evangelista / Abimael Araújo / Vanessa Souza


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..