Belo Horizonte registra 1º caso de dengue tipo 4, o mais grave

Vítima é uma criança de 9 anos, moradora do bairro Glória, região Noroeste, que já está em casa e passa bem


RENATO COBUCCI/ARQUIVO
dengue
AAgentes da SMSA realiza mutirões de limpeza para eliminar os possíveis criadouros da doença


O primeiro caso de dengue tipo 4, vírus novo que não circulava em Belo Horizonte, foi confirmado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vítima é um menino de 9 anos, morador do bairro Glória, região Noroeste de BH. Ele teria contraído a doença, considerada a mais grave, no início de março.

Segundo o órgão, os sintomas começaram a aparecer no dia 7 do mês passado. Um dia após se sentir mal, a criança foi encaminhada para o Hospital João Paulo II, onde permaneceu internada até o dia 14. A SMS informou que investiga se a criança contraiu a dengue tipo 4 em Belo Horizonte ou em outro município, já que o menino havia viajado recentemente.

Para evitar novos casos da doença no bairro Glória, a Gerência de Zoonoses da Regional Noroeste realiza nesta quarta-feira (4) a aplicação de UBV (Ultra Baixo Volume) nas áreas ao redor da casa do paciente. A ação vai atingir 18 quarteirões e 900 imóveis.

Redução

De acordo com a SMS, os casos de dengue registrados em BH neste ano tiveram queda de 65% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram confirmados 151 casos da doença, contra 429 registrados em 2011.

Em 2012, 2.221 casos foram notificados na capital e 151 casos foram confirmados. A região Noroeste apresenta o maior número de casos, com 21 confirmações, seguida da região Norte, com 18 casos e do Barreiro, com 17 confirmações. Veja a arte abaixo.

Prevenção


Nesta quinta-feira (5), a partir das 9 horas, a SMS promove uma ação no metrô da capital para alertar a população para o controle da dengue. No local serão distribuídos folhetos informativos e os passageiros poderão tirar dúvidas com os agentes sobre a doença. A ação começará na estação Central, seguirá para a estação Vilarinho e depois para a estação Eldorado.

Além das ações de rotina, a SMSA, em parceria com a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) realiza durante todo o ano mutirões de limpeza para eliminar os possíveis criadouros da doença e evitar a proliferação do mosquito. Na segunda-feira (9), o trabalho será no bairro Cachoeirinha, na região Nordeste. Na quinta-feira (12), na Vila Imperial, na região Oeste, e em Santos Anjos, na região Noroeste. Até o momento foram realizados 37 mutirões em todas as nove regionais da cidade.
info dengue




..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..