Homem de 64 anos é suspeito de portar o "Mal da Vaca Louca"

A denúncia foi feita pelo irmão do paciente, que está internado no Hospital Madre Tereza


Um homem de 64 anos está internado no Hospital Madre Tereza, localizado avenida Raja Gabaglia, 1002, bairro Gutierrez, região Oeste de Belo Horizonte, com suspeita de doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ). O diagnóstico, se for confirmado, pode indicar várias enfermidades, entre elas a variante humana da doença conhecida como “Mal da Vaca Louca” (Encefalopatia espongiforme).

A denúncia foi feita pelo irmão do paciente, o administrador de empresas Agenor Viera. Segundo ele, após realizar vários exames no irmão, os médicos do Hospital Madre Tereza afirmaram que seu irmão estava com CDL, que a doença era incurável e que ele teria poucos dias de vida. Sem uma explicação convincente dada pela equipe médica, Agenor resolveu pesquisar e descobriu que os exames indicavam poder se  tratar da doença da "Vaca Louca".

Os exames específicos devem diagnosticar se o paciente é portador do mal, que pode ser transmitido pela ingestão de carne bovina contaminada. De acordo com Agenor, os sintomas apresentados pelo irmão são os mesmos da doença . “Meu irmão apresentava quadros de demência, confusão mental, irritação, tremor nos membros e paralisia facial”, recorda.

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais confirmou que o paciente, que está  internado no Madre Tereza há três meses, apresenta quadros da doença “Priônica”, cujos os sintomas são parecidos com o da "Vaca Louca".

Ainda de acordo com a SES,  o órgão foi notificado pela Prefeitura de Belo Horizonte sobre o caso no dia 15 de março.Os exames que vão confirmar qual o tipo de doença tem o engenheiro estão sendo realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), mas não há previsão de quando eles ficarão prontos. No Brasil não há nenhum caso confirmado de “cava louca’, conforme o Ministério da Saúde.

O Madre Tereza divulgou uma nota oficial, assinada pelo médico especialista em doenças neuromusculares, Rodrigo Santiago Gomez, responsável pelo caso, confirmando que há um paciente com possível doença “Priônica”. O enfermo foi submetido a uma biopsia cerebral, mas ainda não foi confirmada a doença. Ainda de acordo com o documento, independentemente do resultado do exame a doença não apresenta risco para as pessoas.

De acordo com o médico infectologista Antônio Carlos de Castro Toledo Júnior, professor da Faculdade de Medicina da Unifenas,  a “vaca louca” é um tipo de doença priônica, que causa complicações ao sistema neurológico. Entretanto, o médico afirma que não há motivo de alarme em Belo Horizonte.


Segundo o infetologista, os sintomas da ‘vaca louca’ são parecidos com os da raiva humana e do Mal de Parkison, mas o fato de o paciente não ter viajado para a Europa diminuiu a hipótese de ser a doença transmitida pelo gado.


 



Tags:  "Mal da Vaca Louca", Madre Tereza, doença,


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..