Traslado dos corpos de brasileiros mortos no México é adiado

Publicação: 26/09/2010 16:05 Atualização: 26/09/2010 16:08
Os corpos dos dois brasileiros mortos, há mais de um mês, na chacina de imigrantes no México, não chegam neste domingo a Minas Gerais como havia previsto, na semana passada, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).
Foto: AFP


De acordo com a secretaria, o consulado do Brasil no México informou, na última sexta-feira, que ainda aguarda as certidões de óbito originais a serem emitidas pelo estado de Tamaulipas, onde o massacre aconteceu, para que a funerária contratada pelo Governo de Minas e o Ministério das Relações Exteriores possa iniciar os serviços de preparação dos corpos de Juliard Aires Fernandes, de 19 anos, e Hermínio Cardoso dos Santos, de 24.
Ainda de acordo com a Sedese, o consulado deve receber os documentos ainda neste domingo e repassá-los à funerária que providenciará o translado dos corpos.

O pagamento referente à prestação do serviço foi feito na quinta feira passada, cerca de U$ 10.100, o que corresponde a R$ 19 mil. A previsão é que os corpos cheguem a Belo Horizonte ainda essa semana. Os caixões vão desembarcar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e serão transportados pela Santa Casa de BH até as cidades de Sardoá e Santa Efigênia de Minas, no Vale do Rio Doce.
Os mineiros Juliard e Hermínio foram sequestrados por narcotraficantes e mortos no dia 24 de agosto, quando tentavam entrar clandestinamente nos Estados Unidos pelo fronteira com o México.