Governo prorroga desconto no IPI até fim de 2011


São quase três anos de obra. A demora tem explicação: o militar Leonardo Ribeiro decidiu erguer um andar de cada vez. Agora, ele já está no terraço da casa. Em meio a tantos gastos, conseguiu economizar. Ao longo dos meses, percebeu a queda do preço de alguns produtos. 

Isso só foi possível com a redução do IPI - o imposto sobre produtos industrializados. A medida adotada pelo governo federal provocou diminuição no valor de pelo menos 45 itens da construção civil. Entre eles, tinta, argamassa, piso e louças para o banheiro. 

A redução do imposto começou em 2009 para combater os efeitos da crise financeira mundial. O benefício seria suspenso neste mês. Mas a boa noticia para o setor é de que o prazo foi prorrogado por mais um ano.

Até dezembro de 2011, o consumidor vai continuar comprando produtos mais baratos. Como, por exemplo, o cimento, indispensável em qualquer obra. Há dois anos, o saco de 50kg era vendido por R$ 19 reais. Nos últimos meses, o consumidor pagou em média 17 reais. A gerente Giselly Souza explica que a redução do IPI gerou lucro para a empresa em que trabalha.

Nos últimos anos, o segmento foi alavancado por programas do governo federal voltados para a construção de moradias populares. A prorrogação do prazo vai reduzir custos para construtoras da cidade. Agora, é hora de planejar a obra e evitar gastos.