Após 5 horas, médicos controlam sangramento em Alencar


Ex-vice-presidente voltou à UTI nessa terça-feira (4) após piora em seu estado de saúde


RICARDO STUCKERT/ABR
Alencar
Alencar luta há 13 anos contra um câncer do intestino
Durou cerca de cinco horas o procedimento pelo qual o ex-vice-presidente José Alencar foi submetido nesta quarta-feira (5) para localizar e controlar um sangramento que afeta seu intestino. O sangramento, segundo médicos, possivelmente foi causado por um tumor.

Na tarde dessa quarta-feira (5), o paciente passou por uma ateriografia (radiografia das artérias). O procedimento foi realizado para que os médicos tentassem localizar o foco do novo sangramento que voltou a afetar o intestino de Alencar ontem. Posteriormente, foi feita uma embolização, que permitiu controlar a hemorragia momentaneamente.

Alenca ainda seria submetido a uma nova sessão de hemodiálise na noite desta quarta-feira (5).

O procedimento para controlar o sangramento foi iniciado pouco depois das 14h e terminou por volta das 19h, segundo a assessoria de imprensa do hospital. Alencar passou pelo mesmo exame no dia 28 de dezembro. Naquela ocasião, o procedimento durou quatro horas.

na terça-feira, porém, após apresentar um novo sangramento, o ex-vice-presidente retornou à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cardiológica do Sírio-Libanês. Alencar foi internado pela última vez no dia 22 do mês passado devido a uma grave hemorragia na região abdominal.

Quimioterapia

Após dois meses de suspensão, Alencar retomou ontem, por via oral, com a ingestão de comprimidos, o tratamento quimioterápico para combater o câncer. Os médicos constataram o crescimento do tumor na região abdominal.

O ex-vice luta há 13 anos contra a doença e já passou por 17 cirurgias. Devido a seu estado de saúde, considerado delicado, ele não pôde comparecer à cerimônia de posse da presidente Dilma Rousseff, realizada no sábado (1º), em Brasília.

Na ocasião, Dilma fez questão de homenageá-lo em seus dois discursos – no Congresso e no Palácio do Planalto –, destacando seu “exemplo de vida e coragem”