IPATINGA - MG - Motorista canadense é presa levando ipatinguense no porta-malas para os EUA

As duas mulheres estão presas no Maine e podem ser deportadas

Principal MG
11/01/2011 - 18h01
DA REDAÇÃO - Uma canadense e uma brasileira, de Ipatinga, estão encrencadas com a Polícia de Imigração e a Justiça dos Estados Unidos, por tentarem entrar ilegalmente naquela país. Esta semana as duas mulheres compareceram à corte, mas permanecem com a situação complicada e ambas podem ser deportadas.
Tudo começou, segundo o site de notícias Teleghraph Journal, na cidade de Madawaska, no Estado do Maine, EUA, quando a canadense Lynne Boutot, de 43 anos, foi presa no sábado (8) quando cruzava a fronteira entre Canadá e os Estados Unidos com a brasileira no porta-malas de seu carro.
Boutot, moradora de Saint Basil, New Brunswick, foi acusada de levar do Canadá a imigrante ilegal para entrar nos EUA. Já a brasileira Daniela Cristine Tonel Alves, de 28 anos, nascida em Ipatinga,  foi acusada de evitar exame e inspeção. 
O site de notícias Bangor Daily News, que cita documentos judiciais, diz que a ipatinguense mudou-se para os EUA com os pais, quando tinha oito anos de idade. Ela morou a maior parte do tempo em Framingham, Massachussets, e se formou no Ensino Médio em 2000.
Ela é casada, ainda segundo o site, com um brasileiro e tem dois filhos, um de quatro e outro de oito anos. Daniela Alves chegou a pedir o visto dos EUA, mas teve o pedido negado. Uma audiência de apelação está marcada para o próximo dia 11 de março, em Boston.
Os documentos judiciais dizem que a mulher voltou ao Brasil por um período, mas viajou ao Canadá na época do Natal. De lá, tentava reentrar em solo dos EUA.
Boutot conhecia o irmão de Alves. Ela contou aos oficiais de fronteira que não aceitara inicialmente a proposta de trazer Alves ilegalmente aos EUA, mas mudou de ideia quando a brasileira lhe deu US$ 1.500 pelo transporte.
Caso seja condenada, Alves pode ser sentenciada a até seis meses de prisão, além de deportada ao Brasil e proibida de pisar em solo  dos EUA novamente. Já Boutot pode pegar até dez anos de prisão e uma multa de até US$ 250 mil. Ela também pode ser barrada de entrar nos EUA.
Ambas compareceram à corte de Bangor nesta segunda-feira e tiveram a detenção temporária decretada pela juíza Margaret Kravchuk. A próxima audiência deve ocorrer até o fim de semana. Segundo o Bangor Daily News, como ambas são estrangeiras, será difícil que a juíza determine liberdade sob fiança.