Morre Árvore dos Enforcados, símbolo da cultura negra


Lenda conta que dois escravos foram enforcados na árvore. Depois disto, moradores diziam que ela chorava


PORTAL ARAXÁ
Árvore dos Enforcados
A árvore não será retirada do local e seus galhos vão cair naturalmente
A cultura negra de Araxá, na Região do Alto Paranaíba, perdeu um dos seus símbolos, uma vez que a 'Árvore dos Enforcados', considerada patrimônio histórico da cidade, chegou ao fim do seu ciclo e morreu. A árvore tinha mais de 200 anos e sua história era passada de pai para filho. Conforme a lenda da cidade, dois escravos foram enforcados em seus galhos. Após o acontecido, moradores da região começaram perceber que a ela chorava, se tornando um ponto turístico na cidade.

Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) tentaram recuperar o pau de óleo, como era conhecida popularmente, mas constataram que a 'árvore que chora', localizada no alto da cidade, chegou ao fim do seu ciclo natural e morreu no final de dezembro, conforme do instituto. De acordo com o IEF, a árvore não será retirada do local e os galhos devem cair naturalmente.

História da Árvore dos Enforcados

A lenda da cidade relata que dois escravos, condenados em júri pela morte do senhor, foram enforcados nos galhos da árvore em meados do século XIX. Na época, moradores da cidade diziam que a árvore chorava e, por isto, ela virou símbolo da cultura negra. Em 2008 tentaram mudar o nome da árvore para Libertação, mas moradores da cidade não aceitaram.