A Nokia está encerrando em 27 países a oferta de um serviço que oferece download gratuito de música por um ano na compra de determinados modelos de celular.


Nokia cancela serviço de música grátis em 27 países

Recurso continua a funcionar no Brasil, mas com limitação
A Nokia está encerrando em 27 países a oferta de um serviço que oferece download gratuito de música por um ano na compra de determinados modelos de celular. O Nokia Comes With Music recebeu relativamente pouca resposta do público desde o lançamento, em 2008.
A Nokia vai continuar vendendo celulares com 12 meses gratuitos de downloads de música na China, Índia e Indonésia e com 6 meses no Brasil, Turquia e África do Sul.
Todas as quatro principais gravadoras do mundo - Universal Music, EMI, Warner Music e Sony Music - participaram do serviço, que no início chegou a ser considerado como um importante desafio à loja online iTunes, da Apple.
A Nokia apresentou o serviço no final de 2008 na Inglaterra, mas não conseguiu apoio entre operadoras e também não atraiu muitos usuários.
Entre os motivos para o fraco desempenho estão o uso de modelos de celulares mais antigos junto com a oferta no lançamento, software de proteção de direitos autorais que impedia transferência de faixas entre aparelhos e dificuldade de entendimento da oferta pelos consumidores.
Um porta-voz da empresa citou uma exigência do mercado como fundamental para que a decisão da empresa fosse tomada.
- Os mercados claramente querem um serviço de música livre de mecanismos de proteção de direito autoral.
Ele disse que a companhia continua a oferecer músicas livres de proteção de direitos autorais  por meio de sua loja online disponível em 38 países.
Usuários do serviço de música gratuita nos 27 países onde o produto foi cancelado terão acesso ao recurso até o fim do período promocional.