Detran/MG anuncia mudanças nas aulas de legislação

A partir de agora, os candidatos à carteira de motorista deverão comprovar um número de aulas assistidas correspondente a cada disciplina exigida por lei
As mudanças já vigoram nas auto-escolas de Minas Gerais deste do ultimo dia 3 de fevereiro. Com a nova determinação do Departamento de Trânsito de Minas Gerais, os futuros condutores, além de obrigados a cumprir as 45 aulas, devem ainda comprovar o número de aulas assistidas correspondente a cada disciplina exigida por lei. A partir de agora os candidatos deverão fazer:
18 aulas de legislação de trânsito, 16 de direção defensiva, 4 de noções de primeiros socorros, 4 de proteção e respeito ao meio ambiente e 3 de funcionamento de veículos.
E Paulo lembra, mesmo que a carga horária do candidato ultrapasse às 45 horas, o aluno precisa cumprir as horas determinadas para cada disciplina, caso o contrário, não estará apto a fazer o exame de legislação. “Mesmo que o candidato faça horas a mais de alguma disciplina, ele deverá cumprir as horas determinadas para cada disciplina, se faltar horas daquele conteúdo, ele não poderá fazer a prova”, afirma o proprietário da auto-escola Direção.
A nova determinação também faz novas adequações aulas práticas de direção para candidatos a tirar a carteira de carro. “Os candidatos também deverão fazer o registro biométrico a cada aula prática de direção. E são no máximo três aulas por dia”, explica Paulo.
Mudanças que muitas vezes pegam de surpresa. “Acontecem muitas mudanças. Sempre somos pegos de surpresa”, afirma o candidato a categoria B, Wesley.
Mas para tirar a sonhada carteira de motorista vale a pena ficar atento às novas regras. Outra determinação importante é que existe um número máximo de aulas que podem ser assistidas por dia. Tanto prática como teórica. E a regra vale como recomendação do instrutor na sala de aula. Principalmente nas aulas de legislação. “A recomendação é não fazer muitas aulas em um mesmo dia. Por é cansativo e interfere de maneira negativa na aprendizagem”.
E Dona Mercedes segue a recomendação. Por dia ela faz apenas uma aula de legislação. A tática da dona de casa é não exagerar na quantidade de aulas por dia. E devagar conquistar a carteira de motorista. “Não adianta ficar aqui horas fazendo aulas e não aprender nada. Devagar eu chego onde quero”, afirma a candidata.