Polícia Militar retorna com a campanha de “De olho na faixa” CARATINGA 02/02/11

O objetivo é o mesmo, conscientizar milhares de caratinguenses sobre a importãncia de respeitar as sinalizações de trânsito
Para quem achou que a campanha “De olho na faixa”, havia chegado ao fim, se enganou. Nesta terça-feira (01) ela voltou com tudo, e sem data para terminar. Todas as faixas de pedestres do centro da cidade estavam rodeadas de policiais militares. Eles entregaram panfletos e orientaram pedestres e condutores. O objetivo é o mesmo, conscientizar a população de que é preciso respeitar as sinalizações de trânsito. A campanha que teve seu início no ano passado, já educou milhares de caratinguenses. E muitos aprenderam, já outros. “A repórter Milena Martins perguntou a um pedestre se ele sabia sobre a campanha “De olho na faixa” e a resposta foi: “Não, nunca ouvi falar”.
Esse é um dos motivos para o retorno da campanha, já que muitos ainda não conhecem ou não respeitam. Enquanto muitos veículos pararam num gesto de educação, outros não obedeciam. Nossa equipe flagrou quando o condutor de um veículo Gol não respeitou nem mesmo a sinal dado pelo policial. Passou pela faixa em alta velocidade quando três pedestres estavam atravessando. O policial chegou a anotar a placa do veículo e o condutor deverá ser penalizado. “Infelizmente muitas pessoas ainda não respeitam a sinalização e isso precisa mudar”, afirma Sargento Ronaldo.
Desrespeito tanto para quem está conduzindo um veículo, quanto para aqueles que atravessam pelas ruas. Foi o caso de um outro flagra registrado por nossa equipe. Em plena manhã de campanha e em meio a duas faixas de pedestres um grupo de homens atravessam fora da faixa. Uma jovem também cometeria o erro, recebeu de longe um alerta de um policial e desistiu de atravessar. Já alguns parecem não se incomodar, e simplesmente não respeitam a sinalização. Vendo tudo isso um pedestre reclama: “É um absurdo. Trabalho aqui e perto e vejo que os carros não param na faixa e muitos pedestres não respeitam”, afirma.
“Por isso a participação tem que ser direta. A conscientizarão vai de cada cidadão”, afirma ainda Sargento Ronaldo.
E lembra, a campanha se estende para todo este ano de 2011. A expectativa é que a cada dia mais e mais pessoas colaborem com esta reeducação no trânsito, por uma vida mais segura.