Suposto aliciador de menores é preso em ação policial


Reportagem do Hoje em Dia mostrou que menores se prostituiam em uma das principais avenidas da capital mineira


CRISTIANO COUTO
batida policial
Autoridades tomaram decisão com base em reportagem
Landerson Adriano Gomes, 25 anos, foi baleado na madrugada desta sexta-feira (25) durante a operação realizada pela Delegacia Especializada de Proteção a Criança e Adolescente (Depca) contra a prostituição infantil. A ação aconteceu na Avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte. O rapaz é apontado como aliciador de menores.

Ele tentou fugir quando foi abordado pela Polícia Militar. Landerson aproveitou que havia um taxi parado no sinal e entrou no veículo. Durante a fuga, o rapaz fez um movimento que indicava que tinha uma arma. os policiais resolveram atirar e o atingiram na perna. Ele acabou sendo preso e encaminhado para o Hospital João 23. O taxista Alex Borges e a passageira não ficaram feridos.

Além da prisão de Landerson, seis menores foram apreendidas.

Participaram da ação 40 policiais civis. A batida policial foi feita com homens e mulheres da corporaçãom, a pé e em seis viaturas, para também prender "clientes" e supostos aliciadores de adolescentes, conforme mostrado pela reportagem publicada pelo Hoje em Dia na segunda-feira (21).

A ação foi decidida na quinta-feira (24), após reunião na sede da 23ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Belo Horizonte com representantes de 30 instituições e órgãos ligados aos direitos das crianças e adolescentes da capital. O encontro foi desencadeado pela reportagem do Hoje em Dia, conforme afirmou a promotora Maria de Lourdes Santa Gema.

Outra providência definida no encontro foi o pedido a ser encaminhado ao comando da Polícia Militar para relatar quantas câmeras do Programa Olho Vivo estão instaladas na Avenida Afonso Pena. “Sabemos que não é possível instalar um policial a cada cem metros. Essas câmeras podem ajudar”, disse a promotora.