quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Em Ipaba, candidato a vereador é assassinado a tiros em comício


Publicação: 03/10/2012 Atualização: 04/10/2012 Fonte: Estado de Minas. Áudio: Rádio cidade 89,1.

Oneias Guerra da Silva, 46, foi morto com um tiro no peito durante briga de rivais políticos (Divulgação TRE)
Oneias Guerra da Silva, 46, foi morto com um tiro no peito durante briga de rivais políticos
O candidato a vereador de Ipaba, Oneias Guerra da Silva (PSDC), 46 anos, foi assassinado a tiros no fim da noite de terça-feira durante um comício da coligação “Ipaba de Cara Nova” que acontecia no Centro da cidade. Uma mulher também foi baleada durante o evento. O suspeito do crime se entregou à polícia poucas horas depois do homicídio e confessou ter atirado em Oneias porque sofreu ameaças.

O candidato, que se apresentava com o nome de Oneias, é da coligação adversária, "Fé e Trabalho com Honestidade". Ele havia participado de outro comício no Distrito de Vale Verde e se dirigiu com os partidários para a área central da cidade, onde houve o encontro com o grupo rival. Os militantes se enfrentaram e durante a confusão aconteceram disparos que espalharam a mutidão.

A Polícia Militar (PM) foi acionada por volta de 22h50 por partidários que estavam no comício. Militares encontraram Oneias com um tiro no peito. A arma usada no crime era do próprio candidato, e segundo a PM, ele ameaçou várias pessoas com esse revólver antes de morrer. Uma ambulância de Ipaba socorreu a vítima para o Hospital Márcio Cunha em Ipatinga, mas ele deu entrada na unidade morto. A jovem Amanda Rodrigues de Miranda, 20, também ficou ferida no tiroteio, mas a bala atingiu a virilha e a vítima passa bem.

Com informações de testemunhas, a polícia iniciou as buscas pelo suspeito do crime que fugiu em um Ford Fiesta. O motorista do carro era Sandro Lúcio Coelho, 24, que foi encontrado em casa. Ele deu carona para o suspeito dos disparos, Giovane Paulo da Silva, 27, na ida para o comício. No carro, a PM encontrou um coldre para arma pequena entre os bancos do motorista e do passageiro. O veículo e o material foram apreendidos e Sandro encaminhado para a delegacia. Ele alegou que estava junto com Giovane quando Oneias iniciou ameaças com uma arma de fogo. Sandro negou que tenha dado fuga ao atirador e disse que Giovane deixou o local do crime acompanhado da família.

A busca por Giovane continuou. Durante o rastreamento, o suspeito compareceu espontaneamente ao quartel da PM, com as roupas sujas de sangue e com uma ferida no pescoço. Ele foi levado para o hospital sob escolta policial e retornou à delegacia para dar explicações. A arma do crime não foi encontrada.

Versão do suspeito

Giovane confirmou a versão de que Sandro apenas deu carona para ele chegar ao comício. Segundo o suspeito, durante o evento Oneias sacou uma arma e o ameaçou. No meio da confusão, uma pessoa, ainda não identificada, esfaqueou Giovane pelas costas. Ele contou para os policiais que ficou atordoado e alguém colocou o revólver do candidato na sua mão. Giovane atirou em Onéias e fugiu para o Bairro Imigrantes, onde ficou escondido em uma valeta. Pouco depois, decidiu se entregar. De acordo com a PM, foi dada voz de prisão em flagrante a Giovane e Sandro. Os militares não se convenceram da versão dos suspeitos e acharam que Sandro participou da fuga.

Investigação
O delegado de Ipaba Ricardo Cesari vai instaurar inquérito para apurar o crime. “A princípio, a briga teve motivação política, mas o homicídio em si foi uma vingança ou revanche por causa da agressão”. O delegado já ouviu o militar que atendeu a ocorrência, duas testemunhas, além de Amanda. Ele ainda vai colher depoimento dos dois presos que devem responder, respectivamente, por homicídio qualificado e facilitação de fuga. O delegado recolheu imagens de comércios no Centro da cidade, onde aconteceu a briga entre os militantes. Analisando as filmagens, disse que está claro o momento em que todos se dispersam na briga e o segundo instante onde ocorrem os disparos. As imagens vão passar por perícia.:


..::DEIXE SEU COMENTÁRIO::..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores