Daniela Cristine Tonel Alves é presa tentando entrar nos Estados Unidos


Mineira é presa tentando entrar nos Estados Unidos

Uma canadense que auxiliava a brasileira também foi presa na fronteira entre Canadá e EUA


A brasileira Daniela Cristine Tonel Alves, de 28 anos, foi presa quando tentava cruzar a fronteira entre Canadá e Estados Unidos. A brasileira, natural de Ipatinga, no Vale do Rio Doce, estava dentro do porta-malas do carro da canadense Lynne Boutot, 43 anos, que também foi presa. Boutot, moradora de Saint Basil, New Brunswick, foi acusada de levar imigrante ilegal aos EUA. Já Daniela, foi acusada de evitar exame de inspeção. As duas foram presas na cidade de Madawaska, no Estado americano do Maine (nordeste do país).

O site de notícias Bangor Daily News, que cita documentos judiciais, informou que a brasileira se mudou para os Estados Unidos com os pais quando tinha oito anos de idade.  Ela morou a maior parte do tempo em Framingham, Massachusetts, e se formou no ensino médio em 2000. Ela é casada com um brasileiro e tem dois filhos: um de quatro e outro de oito anos.
 

Daniela chegou a pedir o documento de residência nos EUA, mas lhe foi negado. Uma audiência de apelação está marcada para o próximo dia 11 de março, em Boston. Os documentos judiciais dizem que ela voltou ao Brasil por um período, mas viajou ao Canadá na época do Natal. De lá, tentava reentrar em solo americano.
 

A canadense Boutot conhece o irmão de Daniela. Ela contou aos oficiais de fronteira que só aceitou a proposta de levar a brasileira ilegalmente aos EUA após Daniela lhe oferecer US$ 1.500 pelo transporte.
 

Caso seja condenada, a mineira pode ser sentenciada a até seis meses de prisão, além da deportação ao Brasil e ficar proibida de pisar em solo americano novamente. Já Boutot pode pegar até dez anos de prisão e ter que pagar uma multa de até US$ 250 mil. Ela também pode ser barrada de entrar nos EUA.
 

Ambas compareceram à corte de Bangor na segunda-feira (10) e tiveram a detenção temporária decretada pela juíza Margaret Kravchuk. A próxima audiência deve ocorrer até o fim de semana.