Tempestades deixam Minas com 18 distritos ‘ilhados


Desde outubro do ano passado, 2.594 pessoas foram desabrigadas pelas chuvas e 78 ficaram feridas em Minas


CARLOS RHIENCK
TRÊS CORAÇÕES
Em Três Corações, 13 bairros foram inundados
Dezoito localidades rurais do Sul de Minas estão isoladas por causa das chuvas que destruíram pontes e estradas. Homens do Exército estão trabalhando na região para liberar o acesso às comunidades.

No Sul do Estado, pelo menos dez mil pessoas foram atingidas pelos temporais. Entre as localidades isoladas estão Serra Negra e Monte Belo, em Itamonte. Alimentos e água foram levados até os moradores, no início da semana, por um helicóptero do Corpo de Bombeiros. O secretário de obras de Itamonte, José Ailton dos Santos, informou que hoje deve ser liberada uma estrada de acesso a Serra Negra.

Em Baependi, os distritos de Chapéu, Vargem e Piracicaba estão com as estradas de acesso interrompidas por causa da queda de barreiras.

A Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec) confirmou ontem que foi causada pela chuva a morte de Jesus Barsanulfo da Silva, 44 anos, turista do Distrito Federal que passeava na Serra do Cipó. Na última terça-feira, ele foi arrastado pelas águas do Rio Cipó.

Desde outubro do ano passado, 2.594 pessoas foram desabrigadas pelas chuvas e 78 ficaram feridas em Minas. Das 135 cidades atingidas pelos temporais, 84 decretaram estado de emergência.

As enchentes e vendavais danificaram 6.621 casas e destruíram 243 imóveis. Em todo o Estado, 16.957 pessoas ficaram desalojadas, número que inclui pessoas que deixaram suas casas e mas já retornaram às moradias.